Veja vídeo – Dom Vilar e Edinho inauguram ‘Pousada da Esperança’ para população em situação de rua em Rio Preto

Rodrigo Lima
Novo espaço foi inaugurado em local onde funcionava a antiga Casa do Clero/imagem – Rodrigo Lima 19/3/2022

Foi inaugurada pela Prefeitura de Rio Preto neste domingo, 19, em comemoração aos 171 anos de Rio Preto, e em parceria com a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, a Pousada da Esperança na Providência de Deus — antiga Casa do Clero. Com a entrega do novo espaço, o número de vagas para atender pessoas em situação de rua será ampliado na cidade em 70 pernoites.

O termo inicial com o Lar é para atendimento da Casa do Cireneu Irmã Tereza na Providência de Deus, que atualmente oferece 50 vagas para acolhimento de acordo com a demanda, e será mantido com a ampliação para a Pousada. O objetivo é sensibilizar as pessoas que passarem pelos serviços da Pousada, para serem encaminhadas para a Casa do Cireneu.

O prefeito Edinho Araújo (MDB) assinou o documento ao lado da secretária Helena Marangoni e do Frei Francisco, responsável pela instituição. Clique aqui e assista a vídeo com a explicação da secretária sobre o projeto.

“Estamos ampliando nossa rede de atendimento para oferecer novas oportunidades para a pessoa em situação de rua. O objetivo é resgatar essas pessoas e reintegra-las de volta a sociedade”, disse o prefeito.

A secretária de Assistência Social, Helena Marangoni, destacou a obra. “Essa é mais uma parceria muito importante e fundamental para o atendimento da população em situação de rua que lida com tantas vulnerabilidades e fragilidades. As vagas serão financiadas pela Secretaria de Assistência Social e irá beneficiar homens e mulheres”.

A parceria visa acolher e garantir proteção integral às pessoas em situação de rua, buscando a integralidade de acesso aos serviços e oportunidades, construindo o processo de saída das ruas, respeitando a situação da população atendida, bem como o encaminhamento para as demais políticas públicas do município.

O Frei Francisco agradeceu a parceria e disse que “apenas a união de pessoas que pensam no bem do próximo pode dar frutos como este”.

O tempo de permanência na Casa do Cireneu é de até seis meses, possibilitando um tempo maior para reinserção familiar e comunitária, buscando o desenvolvimento de sua autonomia e protagonismo. A avaliação para inclusão no acolhimento é feita por meio de avalição da equipe técnica do Centro POP.

Após os discursos, Dom Vilar deu a benção final, orando pela casa, pelos funcionários e pelas pessoas que irão passar pela Pousada.

Participaram do ato os vereadores Renato Pupo, Júlio Donizete, Pedro Roberto, Jean Charles, a secretária de Esportes do Estado de São Paulo, Coronel Helena dos Santos Reis, os secretários Orlando Bolçone (vice-prefeito e secretário de Planejamento), Jair Moretti (Governo), Adriana Romano (Trabalho), Maria Cristina de Godoi (Mulher), o defensor público Júlio Tanone, o deputado estadual Itamar Borges, representantes da sociedade civil, imprensa e convidados.

Mais informações:

Pousada da Esperança na Providência de Deus (antiga Casa do Clero)
Rua Virgílio Guioti, 335 – Estância Morada Campestre

Casa do Cireneu Irmã Tereza na Providência de Deus
Av. Benedito Rodrigues Lisboa, 400 – São Francisco

Deixe um comentário