Ao comentar publicamente as críticas do deputado federal Fausto Pinato (Progressistas) ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), a possível indicação de Paulo Paulera (Progresistas) para a Secretaria de Serviços Gerais e a relação política com a Câmara Municipal, o prefeito de São José do Rio Preto, Coronel Fábio Candido (PL), anunciou nesta quinta-feira (4), durante entrevista coletiva, a implantação da tarifa zero no transporte coletivo urbano no período noturno, a partir desta sexta-feira, das 18h à meia-noite.
Segundo o prefeito, a medida foi possível após o município atingir equilíbrio fiscal, o que permitiu ampliar políticas de incentivo à economia e ao comércio. A gratuidade valerá enquanto os estabelecimentos permanecerem abertos no período da noite, por meio de parceria com a concessionária do transporte público.
A iniciativa tem como objetivo estimular o fluxo de consumidores no centro da cidade, shoppings e áreas comerciais, além de facilitar o deslocamento das famílias durante as compras de fim de ano. O prefeito afirmou ainda que a proposta resgata o movimento histórico do Natal em Rio Preto. Nesta sexta-feira, 5, tem a chegada do Papai Noel no Calçadão, na praça Rui Barbosa, a partir das 19h.
Natal, eventos e Fundo Social
Durante a coletiva, Coronel Fábio também citou a programação natalina da cidade, com a chegada do Papai Noel, a consolidação da personagem Dona Capi como símbolo local e eventos no Centro, em parceria com entidades comerciais.
Outro destaque é a ação solidária coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade, presidido pela primeira-dama Josiane Candido, que permitirá a troca de um quilo de alimento não perecível por ingressos para a roda-gigante e brinquedos do parque. Os alimentos serão destinados à montagem de cestas básicas.
Segurança reforçada no comércio
O prefeito anunciou ainda o dobro do efetivo da Guarda Civil Municipal nas áreas centrais, comerciais e entorno dos shoppings. Também haverá reforço no policiamento com a ampliação da atividade delegada da Polícia Militar, dentro da Operação Defenda Rio Preto.
Segundo Coronel Fábio, o Centro já é seguro e deverá se tornar ainda mais com a implantação futura do sistema Smart Rio Preto, que ampliará o monitoramento da cidade.
Câmara, oposição e críticas de Fausto Pinato
Questionado sobre o clima político, o prefeito afirmou que a relação com a Câmara é republicana e que a maioria dos projetos considerados estratégicos foi aprovada.
Sobre as críticas do deputado federal Fausto Pinato (Progressistas), Coronel Fábio reagiu dizendo que vê nas declarações apenas “esperneio político” e reafirmou sua aliança com a família Bolsonaro, em especial com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL).
Ele também projetou um cenário de ampla capacidade de investimento para 2026, com maior folga no orçamento municipal.
Mutirão de zeladoria e queda nos casos de dengue
Outro anúncio feito na coletiva foi o lançamento de um grande mutirão de zeladoria urbana, que começa na próxima terça-feira, a partir do Centro Regional de Eventos.
A ação prevê reforço financeiro nos contratos de limpeza, roçagem e manutenção, além do aumento no número de servidores, máquinas e parcerias com empresas.
Segundo o prefeito, os casos de dengue tiveram redução aproximada de 75% em novembro na comparação com o mesmo período do ano passado, reflexo das ações de zeladoria.
Secretaria de Serviços Gerais e indicação de Paulo Paulera
Sobre a Secretaria de Serviços Gerais, o prefeito confirmou que ainda não há definição oficial sobre a nomeação do novo titular, mesmo com a indicação política de Paulo Paulera, nome ligado a Pinato. A indicação foi feita pelo deputado estadual Valdomiro Lopes (PSB).
Coronel Fábio afirmou que não abrirá mão de um perfil técnico, qualificado e de confiança pessoal para comandar a pasta. A decisão, segundo ele, será anunciada somente após consenso interno no governo.
