O Prefeito de São José do Rio Preto, Coronel Fábio Candido (PL), detalhou nesta semana um conjunto de ações que considera estruturantes para a cidade. Em entrevista, o chefe do Executivo destacou a integração entre forças de segurança, a ampliação do efetivo da Guarda Municipal, investimentos em tecnologia, políticas voltadas à população em situação de rua, mudanças no IPTU e a realização de um dos maiores concursos públicos da história do município.
Segundo o prefeito, não há conflito entre a Guarda Civil Municipal e as forças estaduais de segurança. Ele ressaltou a implantação da Diária Extraordinária (Dejem), que permite que guardas municipais reforcem o policiamento em dias de folga, e a expansão da atividade delegada, em que policiais militares também atuam fora do expediente. “Essas medidas devem colocar nas ruas 44 agentes de segurança adicionais por dia”, afirmou. Além disso, a prefeitura convocou 100 novos guardas aprovados em concurso, em fase de treinamento.
Candido disse que o plano é complementar as ações com o projeto Smart Rio Preto, já aprovado pela Câmara. A parceria público-privada prevê a instalação de 3 mil câmeras inteligentes, integradas a sistemas de inteligência artificial, capazes de emitir alertas sobre veículos roubados e pessoas procuradas pela Justiça. “Rio Preto já é uma cidade segura, mas a tecnologia vai permitir avançar ainda mais”, declarou.
Na área social, o prefeito mencionou a criação de um comitê gestor para políticas de atenção à população em situação de rua. Ele afirmou que a gestão prepara um projeto abrangente, que envolve entidades civis, Ministério Público e Judiciário. “É um problema multidisciplinar, mas teremos em breve uma política completa”, disse. O prefeito também destacou que a cidade ampliou o número de passagens sociais para permitir o retorno de pessoas sem vínculo ao município.
Candido anunciou ainda um concurso público com 577 vagas em diversas áreas, incluindo saúde, educação e administração. A expectativa é atrair até 60 mil candidatos. Ele informou que o certame deve ocorrer no final deste ano ou início de 2026. Parte das contratações será voltada ao atendimento especializado a mais de 2 mil crianças com laudos de transtorno do espectro autista e TDAH na rede municipal. “Estamos ampliando de 48 para 165 professores especialistas nessa área”, disse.
Licença prêmio
Coronel Fábio sancionou a lei que altera o regime da licença-prêmio dos servidores municipais. A medida, segundo ele, representa a valorização do funcionalismo e a correção de distorções históricas.
A nova legislação permite que o servidor receba a indenização correspondente a 30 dias da licença, preservando os 60 dias restantes. Além disso, abre a possibilidade de aquisição de períodos adicionais pelo município, caso haja disponibilidade orçamentária e financeira.
“Entendo que o serviço público de qualidade começa pela valorização do servidor. Já solucionamos o problema do TIC no início da gestão e agora estamos recompondo o direito da licença-prêmio”, afirmou o prefeito.
De acordo com Fábio Cândido, a medida busca conciliar responsabilidade fiscal e reconhecimento ao trabalho do funcionalismo, permitindo que a administração municipal tenha instrumentos mais flexíveis para gerir os benefícios.
IPTU
Na frente tributária, o prefeito reforçou que o projeto do IPTU 2026 tem como meta “justiça tributária”. A proposta prevê isenção para 21 mil famílias e descontos de até 40% para outros 110 mil imóveis, além de abatimento de 20% para pagamento à vista. “Quem tem mais, paga mais. Quem tem menos, paga menos. E quem vive em imóveis de caráter social, não paga nada”, afirmou. Ele rebateu críticas sobre supostos aumentos, classificando-as como “fake news”.
O prefeito também defendeu a criação do Fundo Municipal de Proteção e Defesa Civil, que permitirá o recebimento rápido de verbas estaduais e federais em caso de desastres, e a regulamentação da venda parcial da licença-prêmio de servidores. “É uma valorização do funcionalismo, que começa pela recomposição de direitos”, disse.
Em relação à política nacional, Candido se limitou a dizer que “tem absoluta certeza da inocência” do ex-presidente Jair Bolsonaro, julgado pelo STF por tentativa de golpe após as eleições de 2022.
Por fim, o prefeito afirmou que pretende lançar o programa Prospera Rio Preto, voltado a ocupar terrenos públicos ociosos por meio de negociações com a iniciativa privada e isenções tributárias de até 15 anos para novos empreendimentos. “Queremos transformar vazios urbanos em polos de emprego e renda”, disse.
