A maior feira pecuária do estado de São Paulo, a Expo Rio Preto SICREDI começou sua 61ª edição com recorde no número de animais de duas das principais raças leiteiras do Brasil: Girolando e Gir Leiteiro. Nesta quinta-feira, dia 19 de setembro, o anúncio do recorde foi feito pelo secretário de Agricultura e Abastecimento de São José do Rio Preto, Pedro Pezzuto, na abertura oficial da Etapa Leite da 61ªExpo Rio Preto SICREDI.
“Estamos muito felizes, porque conseguimos reunir muitos criadores de gado leiteiro aqui, passando de 800 animais até o final da etapa. Hoje, para os criadores, estar na Expo Rio Preto SICREDI é sinônimo de prestígio”, afirma o secretário.
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO.
O evento contou com também com a presença de importantes nomes do setor agropecuário do Brasil, como o diretor da Exposição Interestadual do Girolando, Marcelo Renk Real, o presidente da Associação Brasileira de Gir Leiteiro, Evandro Guimarães, o presidente da Associação dos Produtores de Leite do Noroeste Paulista, Alexandre Pereira da Costa, o presidente da Associação do Mangalarga, Adib Ismael Júnior, além do presidente do SICREDI, patrocinador master do evento, José Carlos Cuginotti, e dos idealizadores, o presidente da Acirp, Jean Daher, e o prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo.
“Conseguimos, depois de muita luta, nos credenciar como um evento que se impõe no contexto nacional. Isso foi um trabalho realizado ao longo dos anos, com uma equipe formada por diversas associações e parceiros institucionais para proporcionar um ambiente agradável a todos os envolvidos no evento. Hoje, nosso recinto está apto para receber os principais eventos do Brasil e estamos felizes por celebrar mais essa edição da Expo Rio Preto SICREDI”, diz o prefeito Edinho Araújo.
A Etapa Leite segue até o dia 21 de setembro, com julgamentos e leilões em sua programação. Os portões são abertos ao público a partir das 8h, com programações até às 22h.
A EXPO Rio Preto SICREDI é realizada pela Prefeitura de São José do Rio Preto, com correalização da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (ACIRP) e apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, SEBRAE-SP e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). A bebida oficial da feira é o Guaraná Poty.
61ª EXPO Rio Preto
ETAPA LEITE – 15/09 a 21/09/2024
ETAPA CORTE – 28/09 a 04/10/2024
Das 8h às 22h
Local: Recinto de Exposições Alberto Betelli Lucatto – Rua Daniel Antonio de Freitas, 115, Distrito Industrial
Entrada e estacionamento gratuitos
Programação completa e inscrições para o
Intertech Agro no site: www.exporiopreto.com.br
O que disse Edinho:
Gostaria primeiramente de destacar a credibilidade que a nossa exposição adquiriu ao longo de todos esses anos. Especialmente nos últimos oito anos, onde nós investimos ainda mais, desde o primeiro ano, é claro que eu também investi nos primeiros dois governos, mas com o Pedro Pezzuto à frente da secretaria, e as visitas que nós fizemos ao longo de todo esse período, e as visitas que recebemos, foi nos dando esta condição, de ter essa credibilidade hoje com oitocentos animais.
Temos que fazer em duas etapas, a etapa do leite e como é bom a criança que está estudando, que acha que o leite vem do supermercado. É importante que ela saiba de onde vem o leite. É educativo, e pedagógico. Então eu aproveito esse seu espaço, que é de grande abrangência para complementar, e para convidar as famílias para que venham visitar a 61ª exposição, que segundo todos os nossos visitantes e entendidos do setor, é uma das melhores do Brasil.
O que disse o presidente da Acirp, Jean Daher:
É uma honra estar aqui na abertura da 61ª Expo Rio Preto. Em 2017, a ACIRP uniu-se com a Prefeitura para que tornasse a Expo Rio Preto uma vitrine nacional, mostrando a força do agro e também a força da nossa economia local. Isso, com certeza, gera um ambiente próspero de negócio, que gera renda, gera emprego e impulsiona o desenvolvimento local. Estar aqui hoje e ver tudo isso concretizado é algo que nos deixa muito felizes.
O que disse Júlio César Cuginotti:
Muito obrigado pela oportunidade de estarmos aqui, obrigado a esse público que vai estar acompanhando. Mas, quando nós fomos convidados a participar desse evento, o que nos incentivou? Trazer oportunidade para o agronegócio se desenvolver na nossa região.
Hoje o SICREDI é um grande parceiro do agronegócio, no Brasil todo. São mais de 1.200 agências ajudando o agropecuarista a produzir e a trazer esse desenvolvimento para o país. Nós acreditamos muito no agronegócio, porque eu sempre digo o seguinte, 100% do agronegócio é nacional.
O nosso produtor é daqui, da nossa terra, da nossa gente. E ele produz para quem? Para o nosso povo, para a nossa gente. É isso que nos encoraja a estar produzindo esse incentivo para o agronegócio.
Portanto, estar na Expo Rio Preto SICREDI é um orgulho muito grande para nós. E que todos possam entender a importância desse evento e a qualidade que vai trazer para a nossa população. Portanto, no SICREDI você tem com quem contar. Principalmente o agropecuarista.
Vem para cá, vem conosco, que no SICREDI nós te ajudamos. Até seguro para os animais, agora nós fazemos. Exatamente porque nós acreditamos no produtor. E hoje nós vivemos esse momento terrível com essas queimadas.
E aí é muito importante que esse produtor esteja seguro. Que ele tenha esse investimento seguro para ter continuidade. Portanto, vem para o SICREDI, nós financiamos o agro, nós fazemos seguro com o agro, nós estamos aqui para ser a força que você precisa, o parceiro que você precisa para desenvolver esse país.
O que disse Karina Ayres:
O prefeito Edinho hoje destacou demais a participação das mulheres. Como você avalia estar participando de um evento como esse? Como ele disse, hoje a mulher está à frente de grandes propriedades.
A mulher está onde ela quer estar. E a Expo Rio Preto veio para deixar isso bem claro. Nós vamos ter Intertech Mulheres, que é um momento só das mulheres do agro.
Então, deixo meu convite para todas as mulheres do agro da nossa região. E a importância da mulher dentro de uma propriedade, no meu caso, eu sou a caçula de dois irmãos mais velhos e eu estou à frente da nossa propriedade.
Então, eu acho que a mulher tem mais sensibilidade, ela tem condição.
Então, é só você se capacitar, se tecnificar para você estar à frente. Então, eu tenho muito orgulho de falar que eu sou embaixadora das mulheres do agro. Então, o lugar da mulher é onde ela quer estar.
Da porteira para dentro ou da porteira para fora? Porque as mulheres do agro também, que estão da porteira para fora, é de suma importância para o nosso agro brasileiro. Então, a gente produz alimento. E como uma boa gestora, que a gente administra uma casa, a gente é mãe, eu acho que toda mulher, com o seu jeitinho, quando ela entra dentro de uma propriedade, ela imprime, ela imprime aquela administração, aquele jeito de levar a sua propriedade, o seu negócio.
Então, eu tenho muito orgulho de falar que eu sou uma mulher do agro.
E eu gosto de política também.
Meu pai se chama Valentim Ayres. Eu tenho muito orgulho de falar.
Meu pai foi duas vezes na década de 80. O papai foi duas vezes vereador em São José do Rio Preto e um dos mais votados. E o papai com pouco dinheiro. Ele recebeu um carinho e apoio da população.
Então, eu acredito muito que nós temos bons políticos. E eu venho de família de educadores.
Então, eu sei da importância da educação nesse país. Eu sei a importância do nosso agro. E vamos chamar a mulherada para estar conosco na Expo 2024.