O ex-prefeito Valdomiro Lopes (PSB) defendeu a recomposição das bancadas da região de Rio Preto na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal na eleição do dia 2 de outubro. Ele lembra que a cidade não elegeu nenhum deputado estadual que morasse na cidade. “O deputado ajuda muito nas reivindicações da cidade”, afirmou Valdomiro, que é candidato a deputado estadual. “Eu defendo que as pessoas mais conscientes, elas saibam que é fundamental ter os representantes de Rio Preto. Eu sou candidato a deputado estadual, mas quem não quiser votar em mim escolhe uma outra pessoa de Rio Preto”, afirmou. “E para os federais a mesma coisa”.
Valdomiro admitiu que estava ansioso por participar da gravação do Podcast Diário do Rodrigo Lima – o maior canal de notícias do YouTube do noroeste paulista. Ele relembrou da sua trajetória política como vereador, deputado estadual e prefeito em dois mandatos em Rio Preto – 2009 a 2016. “As pessoas me conhecem e sabem do meu compromisso em fazer da política uma coisa boa. Ajudar as pessoas”, afirmou Valdomiro ao dizer sobre a importância das emendas parlamentares para ajudar as entidades assistenciais da cidade e região.
Como deputado estadual, ele disse que pretende atuar principalmente na área da Saúde, com o envio de recursos para o Hospital de Base (HB) e a Santa Casa. Ele citou, por exemplo, a sua atuação para trazer a cirurgia cardíaca para o HB que, posteriormente, se tornou o Hospital da Criança e Maternidade (HCM). “Consegui o credenciamento da cirurgia cardíaca infantil de Rio Preto”, afirmou.
Valdomiro considera que uma de suas principais bandeiras será a construção de um hospital de cirurgia cardíaca em Rio Preto. “Isso vou lutar independentemente de quem vencer a eleição para o governo do Estado”, afirmou o ex-prefeito ao dizer que aumentou o orçamento da cidade para R$ 1,8 bilhão. Ele citou como foi a criação do subsídio da tarifa do ônibus.
O candidato a deputado estadual citou ainda a coragem de executar grandes obras durante a sua gestão, como as obras antienchentes no município. Ele também foi o responsável pela construção de obras de mobilidade urbana. “O nosso governo enfrentou a resolução dos três principais gargalos de trânsito na cidade. Um deles no cruzamento da avenida Ernani Pires Domingues e avenida Fortunato Ernesto Vetorasso. O segundo foi da avenida Mirassolândia que liga o centro à região Norte. E o terceiro é na saída do terminal na rua João Mesquita. Esse viaduto, inclusive, recebeu o nome da minha avó”, afirmou Valdomiro.
Conjuntos habitacionais
Levando em consideração o déficit habitacional de Rio Preto, o ex-prefeito lembrou da construção dos grandes conjuntos habitacionais no município. Em 2011, ele inaugurou o Parque Nova Esperança em 2011, que contou com a presença da ex-presidente Dilma Rousseff.
O ex-prefeito citou que o PT sempre foi adversário político, mas como prefeito na época lembra que a cidade garantiu outros investimentos por conta de sua representatividade. “Lá em Brasília, Rio Preto é muito importante. Rio Preto é respeitada”, afirmou.
Valdomiro disse ainda que deixou um legado na área da Saúde. Ele lembra da construção das Unidades de Pronto Atendimentos (UPA), que foram fundamentais no tratamento de pessoas com Covid-19. Ele citou também a construção e reforma de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no município.
O ex-prefeito citou ainda que foi durante a sua gestão que foi iniciada a construção do atual Terminal Urbano de ônibus na cidade. Valdomiro cobrou ainda da atual administração do prefeito Edinho Araújo (MDB) explicação em relação ao Eco Parque empresarial, que está abandonado na região norte da cidade.
Assista a íntegra da entrevista: