Na virada do ano um dos principais pedidos é de saúde e paz. Para a ucraniana Iryna Mokhonchuk Dias, que mora em Rio Preto não é diferente, ela pede o fim da guerra entre a Ucrânia e a Rússia.
“Meu sonho? Todos os meus sonhos é que parem a guerra”, afirmou ela, que participou da gravação do Podcast Diário do Rodrigo Lima.
Ela fala sobre o conflito e como convive com os pais, irmãs e sobrinhos há mais de 10 mil quilômetros de distância de Rio Preto. Iryna disse que todos os familiares decidiram permanecer em solo ucraniano porque o pai e os cunhados e uma das irmãs não podem deixar o país.
A ucraniana conta como acompanha a guerra e informações que não pode contar por conta do risco de interceptação pelos russos. Ela mantém contato com a família pelo WhatsApp e conta como é a vida neste período de guerra.
“As pessoas vão lutar até o último momento. Ninguém aceita”, afirma Iryna em relação ao sentimento dos ucranianos em relação a invasão russa. Ela disse que já pegou em armas no seu país natal.
Atualmente, os “apagões” são inevitáveis com cortes programados de energia elétrica no país. Ela explica como as pessoas tentam minimizar o frio abaixo de zero.
Assista a íntegra da entrevista com Iryna que se casou como um rio-pretense. Ela veio para o Brasil logo após ser formar como bióloga. Ela conta ainda sobre o projetos das cartinhas para crianças da Ucrânia e a arrecadação de valores em vaquinha realizada para ajudar famílias.