Semae anuncia obra de R$ 18 milhões em Rio Preto

Rodrigo Lima
Vice-prefeito Orlando Bolçone assinou ordem de serviço na sede do Semae em Rio Preto/imagem – Fabrício Spatti

O Semae de Rio Preto anunciou nesta quarta-feira, 17, o início da obra da construção de um interceptor de esgoto na avenida Philadelpho Manoel Gouvea Neto, na margem esquerda do rio Preto. O investimento previsto é de R$ 18,4 milhões.

Coube ao vice-prefeito de Rio Preto Orlando Bolçone (União Brasil) assinar a ordem de serviço na sede da autarquia. O superintendente do Semae, Nicanor Batista, participou da solenidade. Com uma vazão quase duas vezes maior, por causa do acréscimo de 30 cm no diâmetro – que será de 1,5m –, o novo interceptor aumentará significativamente o número de pessoas atendidas, passando de 150 mil para 300 mil, numa área de bacia atendida de aproximadamente 17 hectares.

“Sinto-me honrado em, representando o prefeito Edinho Araújo, assinar a ordem de serviço para a instalação do novo interceptor. Rio Preto é vanguarda no setor de saneamento básico e esta obra tornará a prestação de serviço ainda melhor”, diz Bolçone em nota.

De acordo com o Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Semae),  a tubulação terá cerca de 2 quilômetros de extensão e durabilidade de 75 anos, conforme o fabricante. A empresa Constroeste vai executar a obra no prazo de 15 meses, de acordo com a previsão inicial. “É uma obra que promove segurança ambiental do rio Preto, uma vez que o atual interceptor se encontra subdimensionado. Desse modo, a obra garante o crescimento da bacia para os próximos 50 anos”, afirma o superintendente Nicanor Batista em nota.

Segundo a autarquia, ao longo da intervenção, haverá mudanças esporádicas no trânsito nas avenidas Dr. Antônio Marques dos Santos e Sólon da Silva Varginha, além da rua Primeiro Mestre. No momento, o projeto de desvio de trânsito está em fase de estudo pela Constroeste. A expectativa é de o projeto ser entregue nas próximas semanas. Antes das interdições, ocorrerão anúncios, esclarecendo à população o novo trajeto e datas de início e término dos desvios.

Após cuidadosas análises, constatou-se a necessidade de suprimir 82 árvores. A situação é devidamente autorizada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) no processo n° 51.172/22. “O Semae sempre foi um parceiro do meio ambiente e da sustentabilidade. Por isso, a autarquia assinou o Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA) n° 26.148/22, no qual 1.155 novas mudas de árvores nativas serão plantadas em área próxima da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Para fazer a obra, levaram-se em consideração vários aspectos como econômico, social e ambiental. Fizemos reuniões com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para que a obra seja sustentável”, disse o assessor ambiental do Semae, Luiz Guilherme Braga.

Também participaram do evento os vereadores Jean Charles e Odélio Chaves, além de secretários municipais, a diretoria e funcionários da autarquia.

Deixe um comentário