O Semae descartou, neste momento, um novo racionamento de água em bairros atendidos pela Estação de Tratamento de Água (ETA). Técnicos da autarquia avaliaram a situação e voltarão a se reunir em prazo de 10 dias.
A ETA é responsável por abastecer uma população de aproximadamente 100 mil pessoas no município. A possibilidade de um racionamento parcial não está descartada. O Diário do Rodrigo Lima estava na semana passada e constatou que o vertedouro da Represa Municipal estava seco – situação típica registrada durante o período de estiagem.
Segundo Fábio Furlan, gerente de Operação e Manutenção de Água, o nível de água na Represa está 1,5 centímetro de água abaixo do vertedouro no lago 1; e no lago 3, está 3 centímetros acima do vertedouro. “Diminuímos o volume de captação de água da Represa de 450 l/s para 300 l/s. Como o sistema é interligado, aumentamos a produção dos poços para compensar a diferença. Isso está permitindo evitar o racionamento”, afirmou Furlan por meio de nota.
A situação é preocupante por causa do baixo volume de chuvas nos últimos meses. Neste ano, choveu um total de 715 milímetros. A quantidade de chuvas, em 2022, é menor que em 2020, quando no mesmo período foram registrados 815 milímetros, ou seja, uma diferença de 100 milímetros. Naquele ano, o Semae fez 40 dias de racionamento, começando no dia 17/9 e terminando no dia 26/10.
Na sexta-feira, 3, o Diário do Rodrigo Lima mostrou a situação do vertedouro na Represa Municipal. Clique aqui para assistir!
O superintendente do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), Nicanor Batista, afirmou que “todos os esforços estão sendo feitos para evitar o racionamento”. “O mais importante é a colaboração da população. Estamos passando por um período de pouca disponibilidade hídrica. O momento requer a economia no consumo de água, ou seja, o importante é o uso racional. Façam o uso de água com cautela, de forma responsável e sem desperdício”, disse em nota emitida pela assessoria da autarquia.
Os usuários podem adotar as seguintes dicas para o uso mais sustentável e equilibrado de água:
– Desligar o chuveiro sempre que possível, ao se ensaboar no banho;
– Ao lavar o rosto, os dentes e as mãos, fechar a torneira para a água não ficar escorrendo;
– Reutilização de água, principalmente da máquina de lavar roupas;
– Ficar atento para possíveis vazamentos;
– Limpar a calçada com vassoura no lugar de lavar com mangueira;
– Lavar a louça com a torneira desligada enquanto ensaboa.
Fonte: Semae