Três paulistas entraram em campo neste sábado, 17, na sequência da 20ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Destaque para o Mirassol, que longe de casa, venceu o Ceará por 2 a 1 e assumiu a liderança da competição. Também como visitante, o Guarani fez bonito e goleou a Chapecoense por 4 a 0 e ganhou fôlego contra o rebaixamento. Já o Santos tropeçou diante do Avaí, por 1 a 0, na Vila Belmiro.
Na Arena Castelão, o Mirassol terminou na frente do Ceará, com Luiz Otávio abrindo o placar. No segundo tempo, Aylon deixou tudo igual para o time nordestino, mas, quando o empate parecia ser o resultado final, Alex Silva foi derrubado dentro da área. Léo Gamalho bateu o pênalti com categoria para dar a vitória ao time paulista.
O placar fez o time de Mozart assumir a liderança da Série B de forma isolada, com 38 pontos. É a primeira vez que o Mirassol assume a liderança da Série B em sua história.
Na Arena Condá, o Guarani parecia em casa e terminou a primeira etapa com dois gols de vantagem, com João Victor e Marlon balançando as redes. Na etapa complementar, o time de Campinas comemorou dois gols do artilheiro Caio Dantas, que deu números finais na goleada.
Com o resultado expressivo, o Guarani ganhou fôlego na sua luta contra o rebaixamento. O time segue na lanterna, agora com 17 pontos, a cinco do Botafogo, primeiro time foda da zona da degola.
Já o Santos, pressionou, mas acabou sendo superado por 1 a 0 para o Avaí dentro da Vila Belmiro. O resultado pôs fim a uma série de 10 jogos de invencibilidade do time de Fábio Carille, que caiu para a segunda colocação na tabela, com 37 pontos.
O trio volta a campo no meio da semana, pela 22ª rodada. Na quarta-feira, o Guarani recebe o Santos, no Brinco de Ouro, às 19h, em Campinas. No mesmo dia e horário, o Mirassol também tem um confronto paulista, diante do Botafogo, no Campos Maia, em Mirassol.