PODCAST – Saiba como funciona a rede de proteção das mulheres em Rio Preto; secretária destaca parceria com DDM

Rodrigo Lima

A cidade de Rio Preto possui uma rede de proteção às mulheres com o objetivo de reduzir os números de casos de violência doméstica, que só cresceram nos últimos meses no município. A Secretária da Mulher Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial, Maria Cristina de Godoi Augusto, participou da gravação do Podcast Diário do Rodrigo Lima e falou sobre os desafios da pasta até a conclusão do atual governo do prefeito Edinho Araújo (MDB).

Durante a entrevista, Maria Cristina destacou o recente convênio entre a pasta e a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) na cidade. Ela afirma que foi um avanço importante na prestação de serviços oferecidos às mulheres vítimas de violência.
Equipe formada por uma psicóloga e assistente social da pasta atuam diretamente na unidade policial.

Na DDM, foi implantada a chamada “Sala Lilás” que promove o acolhimento da vítima de violência doméstica. Além das mulheres, os atendimentos são destinados aos seus filhos. Dependendo do caso são realizados encaminhamentos para os serviços oferecidos também por outras pastas: Assistência Social, Saúde, Educação, Trabalho e Emprego e Segurança Pública, entre outras. Saiba mais detalhes no Podcast.

Durante o Podcast, a secretária relembrou o caso que a marcou em que o homem jogou cola quente no cabelo da mulher. Ela falou ainda sobre a importância das parcerias com o Poder Judiciário, com outras pastas da gestão, além da Ordem dos Advogados do Brasil.

Maria Cristina, que é filiada ao PSD, comentou ainda sobre a eleição deste ano. Ela destacou o trabalho realizado pelos dois vereadores do partido na Câmara: Jorge Menezes e Julio Donizete. “Eu me dou muito bem com os dois”, disse a secretária.

Ela mencionou ainda que aguarda um posicionamento do cacique da sigla na região de Rio Preto Eleuses Paiva, que é o secretário estadual de Saúde. “O que o Eleuses determinar eu vou seguir à risca”, afirmou. Maria Cristina não esconde que atualmente exerce a função por conta da indicação de Eleuses.

De acordo com a secretária, Edinho dá liberdade para o seu time do primeiro escalão trabalhar com projetos que venham a beneficiar a população do município. Durante a entrevista, ela agradeceu o tratamento recebido pelos integrantes do chamado “núcleo-duro” do governo formado, por exemplo, pelo chefe de Gabinete, Zeca Moreira, o secretário de Governo, Jair Moretti, e o superintendente do Semae, Nicanor Batista Júnior.

Deixe um comentário