Rumo inicia obra de muro para isolar ‘cracolândia’ em Rio Preto

Rodrigo Lima
Conforme adiantado pelo Diário do Rodrigo Lima, a Rumo vai construir muro na área do viaduto da João Mesquita/ imagem – divulgação

A Rumo Logística, companhia ferroviária e de logística brasileira, iniciou na manhã desta segunda-feira, 25, a construção de um muro de 300 metros de extensão e cerca de 2 metros de altura, que irá margear a linha férrea, sob os viadutos da Jordão Reis e o da rua João Mesquita. De acordo com a concessionária, os trabalhos devem ser concluídos em até 40 dias.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, Jorge Luís de Souza, o trabalho envolve várias secretarias. “Temos um trabalho conjunto entre a Emurb, secretarias de Desenvolvimento, Assistência Social e Obras, além do apoio da Rumo, que atende aos nossos pedidos para tentar sanar um problema de segurança e de saúde pública”, completou Jorge.

A Empresa Municipal de Urbanismo (Emurb), que acompanha o andamento da obra, cedeu espaço para o armazenamento das máquinas, materiais e ferramentas. “Nossa equipe tem se empenhado para atuar como o elo entre os diferentes agentes envolvidos. Isso melhora a efetividade do serviço”, comentou o diretor da Emurb, Rodrigo Juliano.

Centro POP

O local fica próximo das obras do novo Centro POP. Espaço que deve ser inaugurado em breve e foi construído em ponto estratégico sob o viaduto Jordão Reis, que atualmente concentra pessoas em situação de rua que fazem a coleta de material reciclado na região.

“O novo Complexo do Centro POP naquela região foi pensado para melhorar as condições de atendimento ao público em situação de rua. Importante ressaltar que a integração entre as Secretarias foi de extrema relevância para realizar esse projeto”, comentou a titular da Secretaria de Assistência Social, Helena Marangoni.

“O Centro Pop ficará instalado ema área de 2.800 m², com o total de 550m² de área construída. Já o Albergue Noturno ficará em um ambiente de 2.700 m² e, posteriormente iremos abrigar a cooperativa em uma estrutura ampla com 1.600 m². O projeto é resultado de uma união entre várias pastas e também do setor privado para dar dignidade e uma nova concepção no acolhimento aos moradores em situação de rua”, detalhou o secretário de Obras, Israel Cestari.

A obra do novo Centro Pop teve um investimento de R$ 1.882.007,13.

Fechamento

A barreira que impedirá a passagem de pedestres sobre a linha férrea terá 2 metros de altura – sendo um metro de muro e, acima, um metro em tela. A contenção terá aproximadamente 300 metros lineares, alcançando desde o local da antiga Pedra (feira popular do automóvel) até o cruzamento com a rua Bernardino de Campos. A área onde está sendo realizada a obra é de responsabilidade da Rumo. A empresa vai custear toda a intervenção.

 

 

2 comentários em “Rumo inicia obra de muro para isolar ‘cracolândia’ em Rio Preto”

  1. 1 metrô de muro é baixo , vão “furar” a tela e continuar adentrando ao local.
    No Rio de Janeiro os muros laterais as linhas férreas tem um pouco mais de 2 metros e mesmo assim os usuários de drogas fazem buracos nós muros ( por serem de pouca espessura) e constroem barracos ao lado dos trilhos ( Cracolândias)

    Responder
  2. 1 metrô de muro é baixo , vão “furar” a tela e continuar adentrando ao local.
    No Rio de Janeiro os muros laterais as linhas férreas tem um pouco mais de 2 metros e mesmo assim os usuários de drogas fazem buracos nós muros ( por serem de pouca espessura) e constroem barracos ao lado dos trilhos ( Cracolândias)
    Eu sei como outra alternativa para evitar que os dependentes químicos voltem a se “reunir” em baixo dos viadutos de São José do Rio Preto.
    Sou ex dependente químico e bem entendido neste assunto

    Responder

Deixe um comentário