A Polícia Federal deflagrou a “Operação Bloqueio” nesta terça-feira, 29, com o objetivo de coibir fraudes ocorridas na Agência do INSS de Rio Preto.
Durante as investigações da PF, foi constatado a participação de um estagiário do INSS que, mediante senha pessoal e pagamento, desbloqueava contas de aposentados para que houvesse a inserção fraudulenta de empréstimos consignados indevidos.
O esquema contava com a participação de mais três funcionários de uma instituição financeira sediada no município.
No âmbito da investigação, no total, já foram cumpridos 5 Mandados de Busca e Apreensão expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal local.
As investigações contaram com participação da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT) do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP).
Os investigados poderão responder pelos crimes invasão de dispositivo informático, corrupção passiva e ativa e formação de quadrilha, cujas penas variam de 1 a 12 anos.
A presente investigação foi batizada de “Bloqueio”, pois a ação da PF é para conter a ação de desbloqueio das contas de aposentados e pensionistas.