A Polícia Civil realiza uma megaoperação contra crimes cibernéticos nesta quinta-feira, 30. Mais de 660 policiais civis participam da ação coordenada pela Deinter-5 de Rio Preto.
A Operação “CyberConnect” desmantelou uma quadrilha que pratica crimes cibernéticos que causaram prejuízo de cerca de R$ 30 milhões. Durante a investigação, a polícia constatou que vítimas estão espalhadas pelo país sendo alvo de crimes como fraude, estelionato e extorsões.
São cumpridos 167 mandados de busca e apreensão e um de prisão em cidades de todo o Estado de São Paulo, além de Curitiba (PR), Cuiabá (MT) e Palmas (TO).
“O objetivo é promover ações de inteligência policial, investigação criminal e recuperação de ativos a partir da análise qualificada dos dados sobre crimes eletrônicos na região de São José do Rio Preto-SP, mas que se conectam com ilícitos de todos os Estados da federação, a fim de apresentar a sociedade e aos demais atores do sistema de justiça criminal, respostas consentâneas com esse novo fenômeno criminal que atinge o país – a criminalidade cibernética e seus impactos financeiros e econômicos”, consta em nota.
De acordo com a Polícia Civil, 3 mil vítimas foram identificadas e alvo de dezenas de organizações criminosas “que à distância retiram o patrimônio, projeto de vida e, por consequência, a dignidade de pessoas que, submetidas a processo de engenharia social acabam entregando toda a economia, levando famílias e empresas à falência”.
Participam da operação 660 policiais civis de quatro Estados em 300 viaturas policiais.