PODCAST – ‘STF se meteu onde não devia’, diz delegado da Polícia Civil sobre a descriminalização do porte de até 40 gramas de maconha

Rodrigo Lima

O delegado da Polícia Civil Renato Pupo, vereador do Avante em Rio Preto, criticou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o porte de 40 gramas de maconha. Ele compartilha sua visão sobre a atuação do Judiciário, a importância da legislação e as implicações dessa decisão para a segurança pública.

Pupo avaliou o julgamento dos ministros do Supremo que descriminalizou o porte de maconha para uso pessoal e fixou a quantia de 40 gramas para diferenciar usuários de traficantes. Com a decisão, não comete infração penal quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo até 40 gramas de maconha para consumo pessoal. A decisão deverá ser aplicada em todo o país após a publicação da ata do julgamento, que deve ocorrer nos próximos dias.

A decisão do Supremo, no entanto, não legaliza o porte de maconha. O porte para uso pessoal continua como comportamento ilícito, ou seja, permanece proibido fumar a droga em local público, mas as consequências passam a ter natureza administrativa e não criminal. Durante a gravação do Podcast Diário do Rodrigo Lima, o delegado avaliou a declaração do secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, que afirmou, em Rio Preto, que os policiais teriam dificuldades de diferenciar o usuário do traficante de drogas.

De acordo com Pupo, o porte de drogas não afeta apenas o usuário, mas também a sociedade. Casos de violência associados ao uso de drogas demonstram a necessidade de uma abordagem mais rigorosa.

O vereador comentou ainda sobre a sua atuação na Câmara de Rio Preto e o que levou a trocar o PSDB pelo Avante. Em relação ao ninho tucano, Pupo afirmou que saiu do partido “pela porta da frente”.

A decisão dele de se filiar ao Avante foi motivada pelo desejo de enfrentar novos desafios. Ele acredita que o partido está em crescimento e tem potencial para impactar a política local. Pupo avalia a possibilidade de eleger mais de uma cadeira na nova legenda.

Durante a gravação, ele fez uma avaliação da gestão do prefeito Edinho Araújo (MDB). Pupo avalia a gestão do atual prefeito como “boa”, mas que já teve momentos melhores.

De acordo com o vereador do Avante, o governo de Edinho Araújo é considerado bom, “mas muitos afirmam que já foi melhor”. Durante suas administrações anteriores, ele conquistou apoio, mas decisões recentes geraram descontentamento.

Apoio

Pupo afirmou que o Avante realizou sua convenção partidária e confirmou apoio ao pré-candidato a prefeito pelo MDB, deputado estadual Itamar Borges. Entre os principais adversários na eleição estão o deputado estadual Valdomiro Lopes (PSB) e o Coronel Fábio Cândido. O PT confirmou a pré-candidatura a prefeito do ex-vereador Marco Rillo.

O vereador do Avante destacou em Itamar a sua capacidade de resolver problemas. Entre os principais temas, porém, que devem fazer parte dos debates durante o processo eleitoral deste ano estão a Saúde e Educação.

“A Saúde e a Educação devem ser os principais temas abordados durante a campanha. Questões como filas em UBS e falta de vagas em creches são preocupações relevantes para a população”, afirmou Pupo.

Durante o Podcast, Pupo falou ainda sobre as emendas impositivas indicadas pelos vereadores entre outros temas. “A destinação correta das emendas pode transformar a realidade de muitas entidades e projetos sociais. A experiência de parlamentares na escolha dessas destinações é crucial”, afirmou o parlamentar do Avante. “Vários projetos receberam apoio através de emendas, trazendo benefícios diretos à população. Um exemplo é o “Cantinho de Deus”, que oferece assistência social e psicológica”.

 

Deixe um comentário