O presidente do Republicanos de Rio Preto, Diego Polachini, afirmou que a secretária estadual de Esportes, Helena dos Santos Reis, só não será candidata a prefeita na eleição municipal de 2024 se não quiser. Ele afirmou que Helena, que é suplente de deputada estadual, terá o apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). “Está na hora de termos uma oxigenação”, disse Polachini.
Polachini participou da gravação do Podcast Diário do Rodrigo Lima e admitiu que ferve nos bastidores a articulação para a sucessão do prefeito Edinho Araújo (MDB) no próximo ano. Uma das principais apostas do presidente do Republicanos é o recall de Helena em eleições anteriores. Ele recebeu 53.482 votos na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2022.
Um dos principais objetivos do Republicanos em Rio Preto é construir um grupo político alternativo aos grupos de Edinho e do ex-prefeito Valdomiro Lopes (PSB). Atualmente, no cenário político, o vereador João Paulo Rillo (PSOL) também deverá entrar na briga pela cadeira de prefeito. Edinho não pode disputar a reeleição e, por isso, a expectativa é de que o deputado estadual Itamar Borges seja um dos principais nomes cotados do MDB na disputa eleitoral do próximo ano.
Durante o Podcast, Polachini afirma que Helena não será candidata do bolsonarismo em Rio Preto. “Helena nunca se vendeu como candidata do bolsonarismo”, disse o presidente da legenda local ao defender a eleição, pela primeira vez, de uma mulher para a Prefeitura de Rio Preto.
Ele afirmou que o governador Tarcísio de Freitas assegurou ao presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, que não vai deixar as fileiras da sigla. “Nós temos uma meta e objetivo e vamos perseguir esse objetivo”, afirmou Polachini ao antecipar negociação com representantes do PL de Rio Preto, o deputado Federal Luiz Carlos Motta e o secretário de Esportes local, Fábio Marcondes.
Outro partido na mira do Republicanos é o PSD, que é comandado pelo secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva. Todo arranjo político passa pelo gabinete de Tarcísio no Palácio dos Bandeirantes.
No Podcast, Polachini falou sobre a trombada que teve recentemente com os vereadores Karina Caroline e Robson Ricci. Os dois, inclusive, devem deixar o Republicanos de Rio Preto. Ele já corre atrás de substitutos e o Diário do Rodrigo Lima apurou que os nomes podem sair de jornalistas da TV Record local e com ligações com a Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd).
Polachini, que foi indicado para ocupar a função de secretário-geral do Republicanos, falou ainda sobre projetos para a cidade de Rio Preto e defendeu a proposta já em andamento no Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de busca água no rio Grande.