Uma pessoa pode ficar consciente durante uma cirurgia? A médica anestesista do Hospital de Base (HB) de Rio Preto Paula Fialho Salgado responde a essas e outros questionamentos e fala também sobre os diferentes tipos de anestesias realizadas antes das cirurgias. O medo deixa a pessoa mais resistente aos medicamentos? Acesse o Podcast Diário do Rodrigo Lima.
Ela resume a anestesia como o “poder do controle da consciência”. A médica condenou ainda o episódio envolvendo o médico da mesma especialidade que foi acusado de estupro de vulnerável – envolvendo uma grávida – no Rio de Janeiro. “Uma maçã podre não estraga o pomar todo”, afirmou Paula, especialista em neuro anestesista.
De acordo com a médica, os procedimentos visam garantir o bem-estar dos pacientes antes, durante e após as cirurgias. A anestesia tem como objetivo deixar o paciente inconsciente, sem dor e estável.
É lei! Todo paciente pode procurar informações sobre o seu médico anestesista e saber detalhes do que vai acontecer durante a cirurgia. “O anestesista deve ser conhecido antecipadamente pelo paciente. Não no dia da cirurgia. Deve fazer consulta pré-anestésica e ficar sabendo o que é anestesia e o que vai acontecer com você”, afirmou Paula ao reforçar que o médico vai avaliar se o paciente pode passar pelo procedimento ou não.