PODCAST – Copa do Mundo e festas de fim de ano preocupam Hemocentro de Rio Preto

Rodrigo Lima

O Hemocentro de Rio Preto faz um apelo à população que está em ritmo de Copa do Mundo. A unidade em Rio Preto, mesmo nos dias dos jogos da Seleção Brasileira, as unidades estarão recebendo os voluntários para doação.

A coordenadora de captação do Hemocentro, Camila Galvão, participou da gravação do Podcast Diário do Rodrigo Lima e fez um alerta sobre o risco da falta de sangue no final deste ano. “No mês de dezembro, as doações sempre tendem a cair, devido às férias e festas de final de ano. Mas neste ano, além destas situações, ainda temos a Copa do Mundo. Sabemos da importância e grandeza deste evento, principalmente para nós brasileiros que nascemos apaixonados pelo futebol. Mas, é muito importante ressaltar que nossos pacientes precisam de transfusão e não podem esperar, independente dos acontecimentos. Daí a importância de manter a frequência da doação, mesmo no dia de jogos do Brasil”, afirma Camila.

O Hemocentro de Rio Preto e o Hemonúcleo de Catanduva são responsáveis pelo abastecimento de 40 instituições de saúde da região. Durante a gravação, ela explicou como qualquer pessoa pode ajudar.

O procedimento de doação de sangue é relativamente rápido. Desde o cadastro e triagem clínica até a coleta de sangue, o processo dura em média 45 minutos, praticamente um tempo de jogo. “A partir do momento em que o voluntário entra na sala de coleta, o processo não dura mais do que 15 minutos”, explica Natália Colombo, enfermeira do Hemonúcleo de Catanduva.

“É importante reforçar que as bolsas de sangue não são utilizadas apenas para atender vítimas de acidentes graves. Mas também em transfusões, pessoas que necessitam de cirurgias e pacientes com doenças oncológicas e doenças hematológicas como, por exemplo, talassemia e anemia falciforme. Por isso a importância de manter os estoques abastecidos. Antes da bola rolar em campo, passe em nossas unidades e faça a doação. Nossas instituições contam com Tvs para acompanhar os “esquentas” antes das partidas. O Brasil ser Hexa é muito bom, mas ser Hexa e salvando vidas é melhor ainda”, disse Camila.

Boa ação

O Sindicato dos Empregados no Comércio (Sincomerciários) encerra nesta quarta-feira, 30, a Campanha “Comerciário do bem”, com o intuito de salvar vidas por meio da doação de sangue. Até o momento, 100 comerciários titulares já fizeram a doação de sangue e vão ganhar uma cesta básica em dezembro em comemoração ao “Dia Do Comerciário”.

A presidente do Sincomerciários, Márcia Caldas, afirma que é a meta é unir a solidariedade e reconhecimento aos nossos trabalhadores sindicalizados. “Contamos com a participação da nossa família comerciária, que é sempre muito solidária. Quem planta amor colhe o bem! Participem”, afirmou.

Como participar?

O comerciário titular deverá agendar a data e o horário de sua doação pelos telefones (17) 3201-5151/ 99623-9985. Lembrando que é preciso estar com a saúde em dia e seguir alguns pré-requisitos para fazer o procedimento. Após a doação, o participante deve retirar a sua declaração de doador com o enfermeiro responsável.

Serviço

Hemocentro Rio Preto

Avenida Jamil Feres Kfouri, 80 – Jardim Panorama Agendamento: (17) 3201-5151 / Whatsapp: (17) 99623-9985Horário de Funcionamento: Das 07h às 13h (Todos os dias, incluindo feriados)

Hemonúcleo Catanduva

Rua 13 de Maio, 974 – Centro Informações: (17) 3522-7722Horário de Funcionamento: Das 07h às 13h (De quarta-feira a domingo)

Deixe um comentário