Quem nunca já esperou pela aterrisagem ou voo de um avião no aeroporto de Rio Preto? Tem uma turma na cidade que leva isso muito mais a sério, um hobby que se tornou uma paixão dos chamados Spotters – observadores de aviões.
No Podcast Diário do Rodrigo Lima desta semana, o fotógrafo Alberto Semedo Neto conta um pouco dessa paixão que o levou a registrar a chegada dos caças Gripen no Brasil. Ele conta um pouco da atuação dessa paixão em clicar as aeronaves com os mais diversos temas, os aviões que trazem nas sua fuselagens os personagens da Disney.
As idades dos spotters na cidade são variadas, mas todos têm em comum o desejo de registrar fotografias dos aviões de chegam e vão para os seus destinos diariamente em Rio Preto. As imagens de aviões raros são consideradas verdadeiros troféus desta turma que conhecem muito sobre a aviação.
Entre eles têm empresários, funcionários de empresas diversas e até pilotos de avião. Se tornou comum observá-los nos arredores dos aeroportos nos horários dos pousos e decolagens. Eles ficam espalhados em vários pontos da pista de caminhada, localizada ao lado do aeroporto, no aeroclube, no terminal de passageiros e nas duas cabeceiras da pista.
Usam até escada na pista de caminhada para garantir um ângulo melhor para a fotografia. Acompanhe a íntegra do Podcast com o rio-pretense Semedo Neto, um dos principais spotters do Brasil.
O grupo conhecem comandantes (os pilotos dos aviões) e comissárias. Eles trocam informações, seja por meio de aplicativos ou rádio. Tudo para garantir a melhor imagem!