O advogado José Luís Polezi aborda os mais diferentes golpes aplicados em idosos, boletos falsos e empréstimos consignados. Ele participa da gravação do Podcast Diário do Rodrigo Lima.
No último final de semana, a Polícia Federal prendeu três homens em Olímpia. O golpe dos criminosos consiste em abordar as vítimas, geralmente idosos, oferecendo ajuda depois de fazerem com que seu cartão bancário fique retido no caixa eletrônico. Logo após, os criminosos orientam a vítima a entrar em contato com uma central telefônica falsa e, por meio da ligação telefônica, são obtidos os dados bancários e senha do cartão que ficou retido e é retirado posteriormente pelos criminosos sem que a vítima perceba.
Uma dica importante é a administração dos recursos da pessoa na melhor idade. O advogado dá dicas para evitar dores de cabeça diante das diferentes situações do dia a dia. “A partir dos 70 anos, a pessoa perde um pouco a possibilidade de se fazer os negócios”, afirma o advogado ao enfatizar a importância de ter um profissional para defender os interesses dos familiares e do próprio idoso.
De acordo com Polezi, os próprios bancos podem agir para forçar um empréstimo consignado. “Às vezes, o idoso nem precisa do empréstimo. E, em alguns casos acaba passando fome”, afirmou.
O advogado aponta que há casos em que os documentos da pessoa na melhor idade acaba sendo utilizados para a abertura de outras contas bancárias. “É importante sempre observar os empréstimos nos extratos do INSS”, disse Polezi.
O especialista alerta que os servidores públicos também são alvos de descontos indevidos no seu salário. Ele cita descontos indesejáveis feitos diretamente na folha de pagamento.
Segundo Polezi, os funcionários públicos são alvos do golpe da ação judicial. Ele conta detalhes no Podcast Diário do Rodrigo Lima.