A Polícia Federal prendeu, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em ações distintas, nesta terça-feira, 6, três passageiras tentando embarcar com droga para o continente europeu.
Policiais federais, acionados por Agentes de Proteção da Aviação Civil (APAC’s), prenderam três passageiras, todas brasileiras, que tentaram passar pelo controle migratório transportando cocaína dentro de volumes fixados aos seus corpos.
Com uma das suspeitas, que pretendia embarcar para a Espanha, em voo com conexão posterior para a Bélgica, foram apreendidos 3 kg de cocaína. Em outra ação, a passageira que possuía bilhete de viagem para Portugal, ocultava quase 3 kg da droga em volumes fixados às suas pernas. Por fim, a passageira que embarcaria para a França, foi flagrada com volumes fixados ao seu abdómen com 3 kg do entorpecente.
As suspeitas foram apresentadas à Justiça Federal e poderão responder pelo crime de tráfico internacional de drogas.
Apoio da Receita Federal
Em ações distintas realizadas com a colaboração da Receita Federal, apreendeu entre os dias 2 e 4/8, mais de 30 Kg de cocaína e apreendeu 40 celulares de última geração.
Policiais federais prenderam nove pessoas transportando droga em volumes fixados aos seus corpos, em fundos falsos forjados em malas e dentro de embalagens para lençóis. Um dos detidos foi apresentado na delegacia da PF por servidores da Receita Federal.
Das prisões por tráfico de droga realizadas, sete passageiros são brasileiros e dois estrangeiros, sendo um nacional da Grã-Bretanha e outro da Alemanha. Todos teriam como destino final de sua viagem a França.
Quatro deles transportavam a droga na forma de cápsulas, que foram ingeridas, além de outra quantidade nos solados dos tênis e inseridas nas cavidades corporais. Já com um casal de brasileiros e um alemão, a droga foi encontrada em fundos falsos forjados em suas malas de viagem.
Por fim, das prisões por tráfico, quase 15 Kg de cocaína foram encontrados dentro de embalagens para lençóis, que estavam na mala de um homem, nacional da Grã-Bretanha e, ainda, mais de 1 kg do entorpecente, foi encontrado pelos policiais federais em volumes fixados ao corpo de uma brasileira.
Dentre as ocorrências registradas, houve a detenção, pelo crime de descaminho, de um brasileiro que desembarcou em Guarulhos, proveniente de Teresina/PI, e embarcaria de volta para o mesmo destino, nesse mesmo dia. Em sua bagagem foram encontradas 40 caixas lacradas de aparelhos celulares de última geração, sem documentação que comprovasse o recolhimento dos impostos devidos.