A PF, no Aeroporto Internacional de São Paulo, com o apoio da unidade da corporação, no Rio de Janeiro, Receita Federal e da Polícia Portuguesa, deflagrou nesta quarta-feira, 19, a Operação Açaí, no combate a organização criminosa responsável pelo envio de drogas ao exterior e lavagem de dinheiro. Um homem suspeito de integrar a quadrilha foi preso em Itajobi.
Na manhã desta quarta-feira (19), a Polícia Federal, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, deflagrou a “operação Açaí”, cujas investigações iniciaram em dezembro de 2020, em razão da apreensão de mais de 300 quilos de cocaína líquida que estavam escondidos em caixas de suco de açaí.
A investigação descortinou um complexo esquema de lavagem de capitais, envolvendo diversos “laranjas” e empresas “fantasmas”, que tinham por objetivo ludibriar as autoridades quanto à origem ilícita do dinheiro proveniente do tráfico internacional de drogas.
Foram cumpridas 9 medidas judiciais, sendo 2 mandados de prisão preventiva e 7 mandados de busca e apreensão, nas cidades do Rio de Janeiro, RJ e Pindamonhangaba, SP e São Paulo
A Polícia Federal reafirma a prioridade desta operação, que visa o combate ao narcotráfico internacional e crimes conexos.