Graziela Torres Favarin, 35 anos, investiu em uma franquia do Mercadão dos Óculos por três motivos: acreditar na rentabilidade do negócio, garantir uma fonte extra de renda e buscar novos desafios. Após cinco anos, a empresária já acumula cinco unidades.
Graziela nasceu em São José do Rio Preto (SP). Ela conta que a mãe sempre foi sua inspiração de força e trabalho. Então, aos 17 anos começou a trabalhar na loja de suplementos do avô, emprego que permaneceu durante 18 anos.
Durante esse período, um amigo que trabalhava em uma loja do Mercadão dos Óculos apresentou a franquia. Graziela, em sociedade com a mãe, decidiu investir em uma unidade. “Sem qualquer experiência no ramo de óticas, mas com a parceria da minha mãe, decidimos investir e ter a franquia como uma renda extra”.
Primeira unidade
A primeira loja foi inaugurada em 15 de novembro de 2018, em Rio Preto mesmo. No ano seguinte, o marido de Graziela entrou para a sociedade e abriram a segunda franquia na mesma cidade.
“A distância que separava a primeira da nova loja era apenas de uma rua”, comenta. O sucesso das unidades levou à abertura de mais três, chegando a cinco óticas, todas localizadas em Rio Preto.
“No início, não imaginávamos chegar a cinco unidades. Estamos muito felizes, para esse ano projetamos encerrar o ano com um faturamento superior a R$ 4,5 milhões e em três anos queremos ter oito unidades do Mercadão dos Óculos”, conta.
Modelos de negócios
De acordo com Gustavo Freitas, CEO da franquia Mercadão dos Óculos, hoje são três opções de investimentos: o super fit (R$ 150 mil), voltado para cidades de até 15 mil habitantes; o fit, de até 30 mil habitantes; e o tradicional (a partir de R$ 250 mil), para municípios de médio e grande porte.
“Dessa forma, conseguimos atuar em todas as regiões do Brasil, do interior à capital”, explica o executivo da franquia Mercadão dos Óculos.
Além disso, segundo a ABF, o segmento de Saúde, Beleza & Bem-Estar, do qual a franquia Mercadão dos Óculos faz parte, foi o segundo que mais cresceu em 2023, com um avanço de 17,5%, o que representa um faturamento de R$ 55,6 bilhões.
Tecnologia e inovação
Ao longo dos anos, a franquia Mercadão dos Óculos investiu em tecnologia para franqueados e clientes. Está em fase de testes um totem que faz o visagismo do cliente – o estudo do rosto e mostra opções dos tipos de armações que mais combinam (redonda, quadrada, oval).
A tecnologia também faz o mapeamento de visão. Isso permite escolher a lente ideal para aquela pessoa. “Isso é inovador, não existe no cenário óptico e vai mudar completamente a experiência do cliente na loja”, destaca o CEO da franquia Mercadão dos Óculos.
Prêmios e certificações
Em 2023, a franquia Mercadão dos Óculos, recebeu pela sexta vez consecutiva, o Selo de Excelência em Franchising, um dos mais importantes prêmios do setor, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A certificação coloca a rede em um grupo seleto de franquias que conquistou o Selo por seis seguidas.
Além disso, a franquia Mercadão dos Óculos recebeu, pela sexta vez, cinco estrelas no prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da editora Globo.
Como adquirir uma unidade
Para adquirir uma franquia do Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 150 mil. O prazo de retorno estipulado é de 11 a 18 meses.
Visite a página https://mercadaodosoculos.com.br/seja-um-franqueado/ e conheça as vantagens de ser um franqueado Mercadão dos Óculos.
Ficha técnica Super Fit (cidades com até 15 mil habitantes)
Investimento: R$ 150 mil
Taxa de franquia: R$ 40 mil
Capital de Giro: R$ 8 mil
Area média para instalação: 20m² a 25m²
Faturamento médio anual: R$ 600 mil
Lucro médio mensal: de 25% a 35% do faturamento
Prazo médio para retorno: de 10 meses a 13 meses
Ficha técnica Fit (cidades com até 30 mil habitantes)
Investimento: R$ 190 mil
Taxa de franquia: R$ 55 mil
Capital de Giro: R$ 12 mil
Área média para Instalação: 25m² a 45m²
Faturamento médio anual: R$ 800 mil
Lucro médio mensal: de 20% a 25% do faturamento
Prazo médio para retorno: de 11 meses a 13 meses²
Ficha técnica Tradicional (cidades acima de 30 mil habitantes)
Investimento: a partir R$ 250 mil
Taxa de franquia: de 55 mil a 75 mil
Capital de Giro: de R$ 20 mil a R$ 30 mil
Área média para Instalação: 40m² a 70m²
Tipo de negócio: Ótica
Ano de fundação: 2012
Ano de fundação do franchising: 2013
Número de funcionários: 4
Número de unidades próprias: 0
Royalties: 5% sobre o faturamento
Taxa de publicidade: 2%
Faturamento médio anual: R$ 1 milhão
Lucro médio mensal: de 18% a 25% do faturamento
Prazo médio para retorno: de 13 meses a 18 meses