Morre Isabel Salgado, pioneira do vôlei de Praia, aos 62 anos

Rodrigo Lima
Isabel deixa um legado para as gerações do vôlei brasileiro/imagem – divulgação

Isabel Salgado, um dos ícones do vôlei brasileiro, morreu aos 62 anos nesta quarta-feira, 16. Ela foi a pioneira do vôlei de praia, mas também atuou nas quadras e se notabilizou por ser uma voz atuante no esporte.

A jogadora é mãe dos atletas Pedro e Carol Solberg, e recentemente foi indicada, junto de Ana Moser e Raí, para fazer parte do grupo de transição do governo Lula para tratar de assuntos ligados ao Esporte.

Isabel foi acometida pela SARA (síndrome aguda respiratória do adulto), uma condição clínica considerada rara. Ela internada no Hospital Sírio-Libanês, mas não resistiu.

Perfil
Maria Isabel Barroso Salgado nasceu no Rio de Janeiro e fez carreira no vôlei. Nas quadras, foi revelada pelo Flamengo e fez história ao ser a primeira jogadora brasileira a atuar na Europa, quando rumou ao Modena, da Itália, em 1980. Em 2016, foi um dos nomes a carregar a tocha olímpica já no Rio de Janeiro.

Ela atuou nas Olimpíadas de Moscou-1980 e Los Angeles-1984, quando o vôlei brasileiro ainda dava seus primeiros passos na profissionalização. Isabel ganhou notoriedade por ser uma voz feminina forte e corajosa em tempos onde o esporte feminino ainda era visto como inferior.

Deixe um comentário