
Marcondes se afastou do cargo no final de fevereiro após um episódio polêmico em que se envolveu com um segurança do Palmeiras. O incidente ocorreu no dia 23 de fevereiro, após a partida entre o Palmeiras e o Mirassol, no estádio José Maria de Campos Maia.
O caso tomou proporções nacionais, e a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, chegou a cobrar a prisão do político, dada a gravidade das ofensas proferidas.
A Prefeitura informou que, durante o afastamento, o vice-prefeito cumpriu todas as recomendações necessárias para sua plena recuperação. A administração ressaltou que Marcondes retornaria ao cargo com o compromisso de continuar contribuindo para o desenvolvimento do município, ao lado da equipe de gestão.
Antes do afastamento, Fábio Marcondes acumulava o cargo de vice-prefeito com a função de secretário de Obras de Rio Preto. Contudo, a Prefeitura não esclareceu se ele voltará a acumular os dois cargos após seu retorno ao cargo de vice-prefeito.
Marcondes, por intermédio de sua defesa, nega ter cometido crime de injúria racial. Ele ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso.
