No dia 12 de dezembro, o secretário municipal de Esportes, Fábio Marcondes, e o coronel Fábio Candido devem embarcar para Brasília com um só objetivo: formalizar o projeto de chapa pura do PL em Rio Preto na eleição de 2024. O comandante da Polícia Militar seria o candidato a prefeito e Marcondes o vice.
O presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, o ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente local do partido, o deputado federal Luiz Carlos Motta, devem participar do encontro. A articulação de uma chapa pura do PL foi revelada com exclusividade pela Coluna Bastidores do Diário do Rodrigo Lima na semana passada.
O objetivo é construir uma chapa que represente o bolsonarismo e a direita na disputa pela Prefeitura de Rio Preto em 2024. O prefeito Edinho Araújo (MDB) é carta fora do baralho eleitoral e deve apoiar a candidatura do deputado estadual Itamar Borges (MDB).
O Diário do Rodrigo Lima apurou que a desistência de Marcondes de disputar o Executivo ocorreu após conversa com o próprio Valdemar que pediu um entendimento com o comandante da Polícia Militar. O secretário de Esportes tem Motta como principal fiador da sua pré-candidatura a prefeito e o PL de Rio Preto na mão, mas o coronel Fabio teria o apoio incondicional de integrantes da Família Bolsonaro: o próprio ex-presidente e o deputado federal Eduardo Bolsonaro. A partir disso, a desistência de Marcondes é interpretada como gesto de grandeza em prol da unidade partidária.
No campo da direita há ainda a pré-candidatura da coronel Helena dos Santos Reits, secretária estadual de Esportes, que, em tese, teria o apoio do governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos). O presidente da legenda, Diego Polachini, repete que não há nenhum motivo que possa, no momento, fazer com que ela entre na briga pela Prefeitura de Rio Preto.
O deputado estadual Valdomiro Lopes (PSB) é outro nome forte para entrar na briga pela cadeira de Edinho. Ele tem conversado com representantes da legendas com o objetivo de construir um grupo forte para 2024.
No campo da esquerda quem deve disputar a eleição é o ex-vereador Marco Rillo (PT), que retornou recentemente ao partido da estrela. Seu filho João Paulo Rillo (PSOL) deve tentar a reeleição para vereador em 2024.
Integrantes do grupo do vice-prefeito Orlando Bolçone (União Brasil) garantem que ele também vai disputar a eleição do próximo ano sob o argumento de que ele seria o único com o perfil adequado para gerenciar a cidade pelos próximos quatro anos. A informação também foi revelada pela Coluna Bastidores DRL em que o interlocutor de Bolçone afirmou: “os próximos vão exigir que o prefeito seja um bom gestor. E o Bolçone ´o único com essas características”.
A briga vai ser de Gigantes !!! Meu caro nobre amigo Rodrigo
A briga vai ser de Gigantes !!! Meu caro nobre amigo Rodrigo. Vamos aguardar janeiro e faturar kkkkk