Representantes da recém-criada Associação São José do Rio Preto Viva o Centro se reuniram com o comandante da Polícia Militar na região, Coronel Fabio Candido, na manhã desta sexta-feira, 19, com o objetivo de discutir propostas que visam aumentar a segurança na região central da cidade. Os comerciantes entregaram ao coronel propostas de um plano de ação de segurança.
O Diário do Rodrigo Lima acompanhou o encontro com exclusividade realizado na sede do Comando de Policiamento do Interior (CPI-), que contou com a participação do capitão José Diniz e a tenente Amália Pace. Os lojistas pediram intensificação do policiamento na região do Calçadão.
O encontro acontece na semana em que a Guarda Municipal prendeu grupo de pessoas que tentou incendiar lojas no Calçadão. Os indivíduos foram detidos e levados para Central de Flagrantes, onde foram identificados e prestaram depoimentos sobre o caso. A Polícia Civil vai investigar o caso.
Eles informaram o coronel sobre pontos críticos que devem ser observados pela Polícia Militar, como locais em que estariam ocorrendo o tráfico de drogas e a presença de pessoas suspeitas. Em alguns casos, a Polícia Militar informou que já existe uma apuração de crimes em andamento.
Coronel Fábio Candido afirmou que pretende intensificar a presença de policiais militares na região central da cidade após o término da operação verão, que acontece no litoral paulista. Ou seja, parte do efetivo da região está atuando no reforço da segurança nas praias paulistas.
O coronel afirmou que está sendo planejada operação policial com o objetivo de prender criminosos no centro da cidade.
O vereador Julio Donizete (PSD) foi o único político a participar do encontro. Ele disse que é preciso a atuação mais efetiva da gestão do prefeito Edinho Araújo (MDB) no centro do município. “A Prefeitura se faz presente, mas é necessário aumentar a presença na região central”, afirmou Donizete ao dizer que aumentou demais o número de pessoas em situação de rua.