Janeiro da Comédia tem programação intensa no fim de semana

Da Redação
Janeiro Brasileiro da Comédia em Rio Preto tem diversos espetáculos em Rio Preto/imagem – divulgação

O Janeiro Brasileiro da Comédia entra em sua reta final, mas ainda com muitas atrações em diversos espaços e mais duas noites de Cabaret do Riso. Tudo gratuito.

Espetáculos

Pela Mostra Nacional do JBC, neste sábado 28/1, tem apresentação do espetáculo Provisoriamente Não Cantaremos o Amor, da Traço Cia. de Teatro, de Florianópolis/SC.

Será às 20h, no Centro Cultural Vasco, com entrada gratuita. A distribuição de ingressos será no local, uma hora antes do início do espetáculo. A duração é de 100 minutos e a classificação indicativa é 16 anos.

Provisoriamente

O que acontece quando três sacerdotes do riso, três xamãs da bobagem, três ofertantes do coração se juntam para fazer o mundo girar? E o que acontece se, de repente, o público se torna protagonista? Então, o fogo da cerimônia é aceso, o amor é liberto e o mundo volta a girar. “Provisoriamente não Cantaremos o Amor” é uma celebração cênica em que espectadores e artistas se unem para “fazer a Terra voltar a girar”. O espaço cênico é recriado. O ritual cênico é desvelado quando uma porta aos fundos permite a entrada do público. Outros espaços são atravessados inovando um olhar sobre o rito cênico. O público é conduzido até a chegada numa grande sala (principal): um espaço mágico e sagrado. Um espaço onde é possível fazer o tempo parar. Três figuras cômicas conduzem o trabalho. Em meio à palhaçaria, artistas e público protagonizam uma jornada de emoções. O fogo é aceso. O medo é queimado. O coração da terra é tocado. E o mundo volta a girar. Uma fogueira aguarda do lado de fora para aquecer a despedida.

A direção é de Iván Prado, em cena os palhaços Débora de Matos, Egon Seidler e Greice Miotello.

Mago das Megabolhas

No domingo, 29/1, o JBC vai para o distrito de Engenheiro Schmitt. Às 17h, na Praça Santa Apolônia, tem apresentação de O Mago das Megabolhas, da MB Produções Artísticas, Guaíra/PR. Acesso e classificação livres. A duração é de 50 minutos.

O espetáculo “O Mago das Megabolhas” é um convite à fantasia, à conexão entre artista e plateia e à experimentação de novas sensações e sentimentos no universo encantador das bolhas de sabão. Neste show, o Mago Doriswoldo, é um palhaço que se aventura em inúmeras possibilidades de criar cenários com bolhas de sabão, das pequeninas e singelas, às gigantescas e robustas bolhas, que invadem as salas dos teatros no Brasil afora. Alguém da plateia é convidado para auxiliar o Mago na realização de alguns truques. O Mago, também faz malabarismo com cones, com bolinhas, faz uma bolha de sabão pegar fogo, coloca uma criança dentro de uma bolha gigante e ainda é muito habilidoso com o chicote. Com direção e atuação de Marcelo Aristides de Lima.

Cabaret do Riso

O ponto de encontro do Janeiro da Comédia funciona nas noites deste sábado e domingo. O espaço estará aberto, a partir das 20h, nos três dias. Haverá som ambiente, exposição fotográfica “Vai Recomeçar a Brincadeira!” de Jorge Etecheber, funcionamento de foodtrucks e espetáculos de comédia curtos, todos os dias. O Cabaret fica no Caboclão, localizado no Recinto de Exposições de Rio Preto. No sábado, a partir das 22h tem apresentações de espetáculos curtos, são eles: Sortilégio, Balões e Malogro.

Malogro

Malogro do Los Circo Los, de Campinas/SP, tem apenas 4 minutos de duração e é inspirado no número clássico da década de 40 dos artistas Donovan e Byl. A cena pauta-se em sucessivas tentativas frustradas de execução de um número acrobático. Entre ascensões e quedas, o que permanece é a insistência da parceria e a vontade de tentar uma vez mais.No elenco André Sabatino e Vitor Poltronieri.

Balões

Já Balões, do Rio de Janeiro/RJ, tem 30 minutos de duração e é um número criado e protagonizado pela atriz e palhaça Ana Carolina Sauwen. É uma homenagem ao universo do burlesco, visitado através do olhar e do jogo de uma palhaça, Lola. Tendo como ponto de partida um número clássico do burlesco, o striptease de balões, Lola divide com a plateia momentos de beleza, ridículo e grotesco enquanto tenta ser uma diva, mas só consegue ser cada vez mais e mais palhaça.

Sortilégio

Sortilégio, A palhaça Cornalina planta as sementes de feijão que traz em sua concha mágica e musical. Ela garante ao público que as pequenas sementes são encantadas e crescem com sua magia e poder. Mas, pequenos sortilégios desastrosos e surpreendentes surgem neste percalço do tempo. Magia de Palhaçaria!

Sortilégio que tem criação e atuação de Laura Barbeiro, de Rio Preto. A palhaça Cornalina planta as sementes de feijão que traz em sua concha mágica e musical. Ela garante ao público que as pequenas sementes são encantadas e crescem com sua magia e poder. Mas, pequenos sortilégios desastrosos e surpreendentes surgem neste percalço do tempo. Magia de Palhaçaria!

Fachianas

No domingo é a vez da apresentação de Fachianas in Concert da Trupe Trapaceros, de Franco da Rocha/SP. A experiência erudito/popular Fachianas in Concert é uma performance bem-humorada que combina malabarismo com facões e canto erudito. Trata da imprevisível relação entre um casal composto por uma cantora excêntrica irônica e um malabarista obsessivo iniciante.

Maestro

Encerrando a programação do Cabaret, no domingo, tem também O Maestro da Cia. Serafín Teatro, de Campinas/SP. Tanguito o exímio compositor, está obcecado em levar para todo lugar sua obra prima de música erudita e deste modo torná-la popular em todos os cantos do Brasil, por isso, ele não mede esforços em revela-la em quanta oportunidade aparece, maravilhado e extasiado de ter uma preciosa chance de mostrar a sua criação, se manifesta interrompendo e atrapalhando para atingir o seu objetivo, e claro, sem dúvida utiliza todos os recursos possíveis para tornar o seu sonho real.

Assim, aos poucos, vá cativando o público e fazendo que eles também façam parte da sua viagem, incorporando às pessoas que estejam no local para que executem no ritmo da sua batuta a sua original partitura, e cantarolar a sua obra-mestra “O Bolerato”, a sua música erudita.

Neste sedutor e inocente convite e entre gags de comicidade clownesca, Tanguito cativa e seduz a plateia conseguindo realizar o seu sonho. Obra e atuação de Abel Saavedra.

Confira a programação completa do JBC 2023 no link: riopreto.sp.gov.br/2023jbc .

(Com Josy de Sá)

Deixe um comentário