O telefone celular do deputado estadual Danilo Campetti (Republicanos) tocou nesta segunda-feira, 7, e do outro lado da linha estava o candidato a prefeito do MDB, Itamar Borges, que pediu o apoio do colega parlamentar na eleição em Rio Preto neste segundo turno. Itamar já havia cobrado o apoio de Campetti durante o desfile de 7 de setembro na avenida Bady Bassitt.
O apoio de Campetti é apontado como estratégico dentro da campanha do emedebista, que já possui o apoio do Republicanos no município. A secretária estadual de Esportes, Coronel Helena Reis, já declarou apoio a Itamar durante o processo eleitoral. Campetti, no entanto, afirma que segue orientação do governador Tarcísio Gomes de Freitas e do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O Diário do Rodrigo Lima (DRL) apurou ainda que ele deve consultar os presidentes estadual da sua legenda, Roberto Carneiro e o presidente local, Diego Polachini. Campetti tem forte influência entre grupos bolsonaristas na cidade.
Em postagem nas redes sociais no dia da votação no primeiro turno, Campetti seguiu a linha da neutralidade. “Hoje é um dia importante para os eleitores que estão indo às urnas conscientes da melhor decisão para suas cidades. Vamos trabalhar em parceria com os prefeitos e com os vereadores que serão eleitos, sempre pensando no bem da população do nosso Estado”, disse Campetti.
Nesta segunda-feira, 7, o dia foi de reuniões internas nos escritórios de Itamar e do Coronel Fábio Candido, que venceu o primeiro turno da eleição em Rio Preto.
Itamar reuniu no seu escritório vereadores eleitos no seu campo político e presidente de partidos, como o próprio Polachini. Participaram do encontro: Odélio Chaves (Podemos), Jorge Menezes (PSD), Professor Tadeu (União Brasil), Bruno Marinho (PRD), Celso Peixão (MDB), Francisco Júnior (União Brasil), Renato Pupo (Avante) e Júlio Donizete (PSD), que participou da gravação do Podcast Diário do Rodrigo Lima nesta semana. Clique aqui para assistir a entrevista.
Fontes de informação do DRL informaram ainda que até o vereador eleito pelo NOVO, Anderson Branco, teria participado do encontro. Ele não foi encontrado nesta segunda-feira, 7, para falar sobre o assunto. Branco teria deixado o comitê do MDB, inclusive, pelos fundos após a chegada de uma equipe de televisão para fazer imagens do encontro. Branco se elegeu no NOVO, um dos partidos que apoiam o Coronel Fábio Candido.