Hora do Conto recebe “Memórias de Machadinho”

Da Redação
Projeto de incentivo à leitura é ampliado incluindo alunos da rede municipal de Educação e instituições parceiras/imagem Pref.Rio Preto

O projeto de incentivo à leitura “A Hora do Conto”, da Secretaria Municipal de Cultura, desenvolvido por meio da Biblioteca Pública Dr. Fernando Costa, recebe neste mês de setembro apresentações da contação “Memórias de Machadinho”, da Cia Bardos de Teatro.

As sessões acontecem semanalmente às terças-feiras, às 14h; e quintas-feiras, às 9h. A proposta é ampliar o acesso deste tipo de vivência lúdica e educativa a mais crianças e adolescentes da rede municipal de ensino e instituições parceiras.

As apresentações são realizadas no 1º andar do Centro Cultural Prof. Daud Jorge Simão (edifício da Biblioteca Municipal), localizado na Praça Leonardo Gomes, nº 1 – Centro (ao lado do Terminal Urbano). Cada sessão comporta até 50 crianças/adolescentes.

Sobre a contação

“Memórias de Machadinho” é uma livre inspiração sobre a infância do escritor Machado de Assis. O enredo se passa em um museu onde o público é recepcionado pelo Dr. Simão Bacamarte, médico e acompanhante do escritor.

O texto propõe um divertido encontro entre Machado de Assis e seu personagem, o Alienista (título de um conto machadiano). Para reviver o passado do escritor, as personagens manipulam um brinquedo (Boneco Machadinho), que representa Machado de Assis quando criança.

Juntos, irão revisitar os tempos de menino do autor, suas origens e como se tornou um dos maiores escritores do mundo. Através de uma narrativa intertextual, criador e criatura irão relembrar o Brasil de ontem em consonância com o de hoje.

A jornada se inicia no Morro do Livramento no Rio de Janeiro e tem parada obrigatória na África, terra dos antepassados de Machado. A narrativa visita também o coração do escritor, que tinha como musa inspiradora sua esposa e revisora literária Carolina Augusta Xavier, também representada por uma boneca.

A história, composta por pequenos quadros cênicos, estabelece entre os narradores e espectadores uma reflexão sobre a origem étnica dos afrodescendentes. Em “Memórias de Machadinho”, o escritor orienta a juventude ao dizer: “…na vida, precisamos compreender de onde viemos para depois sabermos para onde iremos.” (Com Josy Sá)

Ficha técnica

Elenco e personagens:

Linaldo Telles – Machado de Assis

Gustavo Bazzi – Dr. Simão Bacamarte

Dramaturgia e concepção geral: Linaldo Telles

Realização: Cia Bardos de Teatro

Duração: 45 minutos

Classificação Livre

Apresentações

Dias e horários: 6/9, 13/9, 20/9 e 27/9 de setembro de 2022, às 14h (todas as terças-feiras de setembro)

Local: Biblioteca Pública Municipal Dr. Fernando Costa (1º andar), dentro da programação do projeto “A Hora do Conto”

 

Deixe um comentário