Referente ao vídeo que está circulando em que um tamanduá-bandeira está amarrado pela pata a uma ponte, no município de Bady Bassitt, a Polícia Militar Ambiental afirma que, assim que teve conhecimento da denúncia, uma equipe se deslocou até o local para averiguação.
“O tamanduá já não estava mais por lá, mas as equipes apuraram que por volta de meia noite da última madrugada (23), uma caminhonete parou no local, o condutor desceu e amarrou o tamanduá na ponte”, consta em nota.
De acordo com a Polícia Militar Ambiental, já de manhã, por volta das 7h, a Prefeitura de Bady Bassitt, teve conhecimento, recolheu o animal e enterrou.
Os policiais ambientais localizaram o proprietário do veículo e, questionado, afirmou que atropelou o animal pela rodovia BR 153, por volta das 23h de quarta-feira, 22).
Já por Bady Bassitt, um motoqueiro avisou que havia algo enroscado na suspensão da caminhonete, foi quando parou e percebeu que era o tamanduá. “Que então decidiu amarrar o animal na ponte e arrancar com a caminhonete, com o objetivo de desenroscá-lo”, consta na nota.
O condutor seguiu viagem e deixou o tamanduá amarrado a ponte e em sofrimento devido aos ferimentos provocados no atropelamento, o que caracteriza maus-tratos.
O Tamanduá morreu devido aos traumas.
O condutor da caminhonete foi autuado em R$ 3 mil reais por maus-tratos, agravado ao dobro, totalizando R$6 mil pelo resultado morte e poderá ser condenado à prisão de 6 meses a 1 ano.