Quem viu ficou impressionado com os helicópteros “AH-2 Sabre” da Força Aérea Brasileira (FAB) que passaram por Rio Preto na última semana. São helicópteros de fabricação russa e considerados raros entre os apaixonados por aviação e, na passagem pelo aeroporto, eles foram fotografados pelos spotters rio-pretenses.
De acordo com o fotógrafo Alberto Semedo, os dois helicópteros que estiveram no município vieram de Porto Velho (RO), Campo Grande (MS), Rio Preto e seguiu para Belo Horizonte (MG). “Esses helicópteros vão deixar de operar e serão estocados pela FAB”, disse Semedo, que é editor do site aviaçãonaweb.
O helicóptero é de ataque, mas conta com a possibilidade de transportar tropas – capacidade para até oito pessoas. Por isso, ele chama a atenção pelo tamanho com design que parece ter saído de um filme de guerra. Semedo, no entanto, cita que o custo de manutenção e de peças da aeronave é elevado comparado com outros equipamentos similares. “A manutenção é cara”, disse.
Por isso, a FAB decidiu levá-los para a Lagoa Santa, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte. O objetivo é fazer manutenção no Parque de Material Aeronáutico da e na Indústria de Aviação e Serviço (IAS).
A FAB confirma a aposentadoria do Mi-35, que por aqui foi batizado de “AH-2 Sabre”. Um dos helicópteros, inclusive, deve virar peça do acervo do Museu Aeroespacial (MUSAL). Sem as aeronaves, o país ficará sem helicópteros de ataque na sua frota.