Grupo de Catanduva aparece em vídeo fazendo gesto em apologia ao nazismo; ato repercute nas redes sociais

Rodrigo Lima
Grupo aparece em vídeo fazendo gesto que repercutiu nas redes sociais/imagem – reprodução

Um grupo de homens de Catanduva aparece em vídeo fazendo gesto que lembra a apologia ao nazismo. O  vídeo repercute nas redes sociais.

O vídeo foi postado em um perfil no Instagram em que a saudação supostamente nazista é feito ao som da música “Amerika”, do grupo alemão Rammstein.

O grupo teria feito a gravação no mesmo dia em que o bilionário Elon Musk fez um gesto parecido na posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na segunda-feira, 20, em que ele levanta o braço para frente. Essa era a saudação usada pelos nazistas na Alemanha sob Adolf Hitler.

O perfil de humor “Catanduva Humorismo” escreveu a seguinte legenda: “Grupo de Catanduvenses fazendo uma saudação não recomendável”. Neste sábado, 25, no final da tarde o vídeo foi retirado do ar.

O DRL não conseguiu contato com os homens que aparecem no vídeo. Eles, no entanto, emitiram uma nota sobre o assunto; veja abaixo:

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO.

Com relação ao Vídeo que copia o gesto do Elon Musk que tem circulado nos últimos dias, queremos fazer os seguintes esclarecimentos:

1) O vídeo em questão foi gravado durante uma reunião de amigos. Conversávamos a respeito da posse de Donald Trump nos Estados Unidos e os decretos que ele editou, que são desproporcionais e trarão sérios impactos para todo o planeta. No decorrer da conversa, também comentamos sobre o gesto de Elon Musk, que gerou fortes debates nas redes. A explicação oficial dada pelo empresário americano é de que ele quis dizer algo como “Receba o meu coração” para os participantes do evento.

2) Um dos integrantes de nosso grupo de amigos não estava presente ao mencionado encontro. Por essa razão gravamos um video no whatsapp para o nosso amigo, em que ironizamos o gesto de Musk e dissemos “Receba o nosso coração” ao nosso amigo ausente.

3) O episódio ocorreu em um ambiente privado. Um dos presentes ao encontro, porém, publicou uma fração do vídeo sem áudio numa rede social, de modo que o conteúdo viralizou. Ao se dar conta do equívoco, a pessoa logo excluiu a publicação.

4) Explicado o contexto em que o fato se deu, queremos reiterar o seguinte:

. Não possuímos e nunca tivemos qualquer tipo de militância política, ideológica ou partidária. Procuramos nos colocar ao largo desse tipo de discussão, seja na vida pessoal ou profissional;

. Diferentemente do que estamos sendo taxados por conta do vídeo, não temos e jamais tivemos qualquer relação com grupos ou ideologias extremistas e supremacistas. A história das nossas relações pessoais e profissionais sempre foram pautadas pelo respeito à diversidade, seja ela racial, religiosa, ideológica, sexual ou de gênero;

. O vídeo, repita-se, não foi feito com intenções políticas ou ideológica, mas apenas como forma de interagir com o nosso amigo faltante do encontro. Porém, reconhecemos que a forma da interação com o nosso amigo foi infeliz e a publicação ficou descontextualizada, levando a uma interpretação equivocada dos fatos.

. Reconhecemos, mais uma vez, que falhamos ao não ponderar sobre os efeitos que esse tipo de gesto ocasiona. Regimes extremismos não devem ser banalizados ou normalizados, sendo regimes abominados por todos os integrantes deste grupo, sendo que a vida pessoal de cada um, como dito acima, pauta-se por valores democráticos e harmônicos;

Pedimos nosso mais sincero perdão a todos.

atualizado às 10h09

1 comentário em “Grupo de Catanduva aparece em vídeo fazendo gesto em apologia ao nazismo; ato repercute nas redes sociais”

  1. Essa restiatia jornalista, nunca viu filmes da segunda guerra. Ela fazem o inverso. Nos filmes a SS saltava Hitler ou seu amor a ele com braços esticados ao centro e não jogados à direita. Falavas a palavras fechavam a mão e punham em cima do coração com os pulsos fechados. Ninguém vir filme de Hollywood para obrar tanta mediocridade?

    Responder

Deixe um comentário