O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou, em São Sebastião, que o Estado de São Paulo vai reconstruir as áreas destruídas pelas fortes chuvas no litoral norte e sair fortalecido após a tragédia que atingiu a região. “Tenho certeza de que o Estado de São Paulo, que é tão pujante, de pessoas tão valiosas, vai dar a volta por cima, vai se reconstruir e sair ainda mais forte”, disse, durante coletiva de imprensa realizada ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto.
O governador destacou que mais de 600 pessoas trabalham no auxílio à população do litoral norte. “Louvo todos os profissionais incansáveis, do município, da Defesa Civil, das Forças Armadas, do Corpo de bombeiros e da PM, do Exército. É um momento de dor, mas essa dedicação todo conforto e esperança”, afirmou. O chefe do executivo paulista apontou ainda importância da utilização das viaturas e aeronaves disponíveis para o atendimento às vítimas nos locais mais atingidos e, por consequência, de difícil acesso.
A solidariedade demonstrada pela população da região foi destacada pelo governador, que lembrou a importância do auxílio aos desabrigados e desalojados. “A solidariedade se faz presente, percebo um movimento muito grande de ajuda às pessoas, de coleta de donativos”, agradeceu. “Reforço que donativos devem ser levados aos depósitos do Fundo Social de São Paulo e da Defesa Civil”.
Tarcísio anunciou ainda a transferência temporária do seu gabinete para o município de São Sebastião. O objetivo é dar mais celeridade às ações assistência às cidades castigadas pelas fortes chuvas do último fim de semana em todo o litoral paulista.
“Estamos aqui em São Sebastião hoje o dia todo e também ficaremos o tempo que for necessário. Transferi meu gabinete ao litoral norte para tomarmos todas as providências. Nossa ideia é atuar em colaboração com a prefeitura, estendendo a mão e acompanhando o trabalho aqui de perto e pessoalmente”, afirmou o governador.