EXCLUSIVO – Prédio ‘esquecido’ do Bispado vai atender até 120 pessoas em situação de rua em Rio Preto; veja vídeos

Rodrigo Lima
Vereador Julio Donizete, Frei Francisco e Evandro Pelarin, juiz da Infância e Juventude durante visita a antiga “Casa do Clero” – imagem – Rodrigo Lima 17/2/2022

Considerado uma “joia” esquecida pela Bispado de Rio Preto, a Casa do Clero, localizada em um conjunto de chácaras entre a cidade e o distrito de Engenheiro Schmitt, vai se transformar em um grande centro de triagem de pessoas em situação de rua. O anúncio do projeto foi feito nesta sexta-feira, 17, pelo Frei Francisco Belotti, fundador da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus.

O objetivo de Frei Francisco é inaugurar o novo espaço no dia 19 de março, dia de São José e aniversário da cidade. Ele afirmou que o novo espaço teria condições de receber 120 pessoas – entre homens e mulheres – dispostos a receber ajuda e deixar as ruas. Inaugurada em 2002 com o objetivo de servir como um espaço para padres aposentados, a Casa do Clero, nunca teria sido utilizada desde 2002, quando foi inaugurada.

Frei Francisco explica projeto a empresários: previsão de receber detentos da saidinha e ter até enfermaria/imagem – Rodrigo Lima – 17/2/2022

O Diário do Rodrigo Lima acompanhou a visita ao novo espaço de maneira exclusiva. A ideia é encaminhar as pessoas após a abordagem social – em ações realizadas na cidade – para a chamada “Pousada da Esperança”. A partir daí, o dependente químico ou o morador de rua poderia ser encaminhado para um dos hospitais gerenciados pela associação comandada por Frei Francisco ou para as comunidades terapêuticas. Ou ainda ser encaminhado para a Casa do Cirineu, em Rio Preto, e se for idoso para uma das entidades destinadas a esse tipo de atendimento.

A meta é fazer com que as pessoas assistidas no novo projeto refaçam os vínculos afetivos, reencontre a sua família, arranje um emprego e, assim, restabeleça a sua dignidade. Os empresários deverão ajudar com recursos financeiros o funcionamento do projeto. O uso do imóvel foi consentido pelo bispo Dom Vilar.

O encontro contou com a participação de empresários, lojistas da região central do município, o juiz da Infância e Juventude, Evandro Pelarin, o defensor público Tanone e o vereador Julio Donizete (PSD). Frei Francisco afirmou ao grupo que já iniciou tratativas com a Prefeitura de Rio Preto para a execução de convênio com a Secretaria de Saúde para os pagamentos das despesas.

Assista vídeo sobre o encontro realizado pelo grupo na Casa do Clero clicando aqui. Ou então, clique aqui para assistir as entrevistas exclusivas com o Frei Francisco, com Evandro Pelarin, o defensor Público Julio Tanone, o vereador Julio Donizete e o empresário João Passos.

Imóvel de propriedade do Bispado tinha como objetivo receber padres aposentados/imagem – Rodrigo Lima 17/2/2022

Deixe um comentário