As alterações climáticas e seu impacto na produção agrícola do estado de São Paulo formam os temas centrais do Intertech Clima e Irrigação, realizado na última sexta-feira, 13, como parte da programação do Intertech Agro durante a 60ª edição da EXPO Rio Preto.
Com base em dados apresentados pelo Instituto Agronômico (IAC), os participantes tiveram acesso a novas estratégias de irrigação para fomentar a gestão dos recursos hídricos de forma consciente, visando elevar produtividade e sustentabilidade.
“O aumento da temperatura e a má distribuição das chuvas têm trazido grandes desafios aos produtores. A irrigação vem para tentar minimizar a situação e ajudar a combater a intensificação da seca, mas ela deve ser realizada de forma consciente para maximizar resultados e contribuir para a manutenção dos recursos”, afirma Gabriel Blain, pesquisador no Instituto Agronômico (IAC).
A pesquisadora e vice-diretora do IAC Regina Matos Pires apresentou estudo embasado em análises realizadas entre três e cinco anos em áreas irrigadas e ressaltou que, tão importante quanto utilizar a técnica de irrigação mais adequada, é selecionar a variedade a ser cultivada que melhor se adapta àquela situação.
As discussões ainda giraram em torno de temas como “Mitigação dos efeitos de mudanças climáticas via melhoramento genético”, “Potencial de área para irrigação na região”, “Irrigação por pivô central”, “Irrigação por gotejamento como fator de sustentabilidade para o setor sucroenergético: Case Da Mata”, além de outros assuntos.
O Intertech Agro
O evento reuniu importantes nomes do agronegócio em palestras, discussões técnicas e atividades relacionadas à pecuária de corte, cana-de-açúcar e cacau, além de estratégias de manejo sustentável voltadas às cadeias produtivas de aves, leite, ovinos e borracha.
Fizeram parte do Intertech Agro, a promoção do Turismo Gastronômico do Estado de São Paulo, através do projeto Origens e de rotas gastronômicas, o Programa Sabor de SP, da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado que trouxe produtos artesanais e pratos elaborados com ingredientes das principais regiões turísticas do estado, com a mais alta qualidade e sabor.
O Intertech Agro foi realizado pela Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (ACIRP) e Verum Eventos, com apoio da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
A EXPO Rio Preto 2023
A EXPO Rio Preto, maior feira pecuária do estado de São Paulo, chegou a sua 60ª edição dividida em dois grandes turnos cheios de novas atrações: de 27 de setembro a 1 de outubro e de 11 a 15 de outubro. Além de tradicionais exposições e julgamentos de raças, leilões, feira de negócios e entretenimento para toda a família, a edição comemorativa sediou o inédito Intertech Agro.
O evento recebeu mais de três mil animais entre bovinos, ovinos e equinos de diferentes estados e regiões e abrigou a 20ª ExpoSind Brasil – Exposição Nacional da Raça Sindi, a 3º FENOVI – Feira Noroeste Paulista de Ovinos, a 16ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper, a 1ª Exposição Estadual do Núcleo de Pônei Brasileiro, além do Torneio Leiteiro Láctea Noroeste, julgamentos de raças e leilões de gado de corte, provas de cavalo Mangalarga e ovinos.
A EXPO Rio Preto é realizada pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, com correalização da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (ACIRP) e apoio do Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA) e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, SEBRAE-SP e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).