
Um dos atrativos da 62ª Expo Rio Preto é o contato direto do público com o pequeno produtor rural.
Essa experiência acontece principalmente no Espaço Origens, onde a agricultora Adriana Aparecida, da Orgânicos da Pedra, conta a sua história.
“O sítio é da família há 70 anos. Nós quebramos, porque não tínhamos preço viável para vender a mercadoria. Durante um trabalho de TCC, descobri a agricultura natural e descobri nela o potencial para zerar os custos de produção. Desde então, são os alimentos orgânicos que têm nos reerguido. ”
Adriana lembra que chegou a ouvir do pai, “você estudou tanto e vai voltar para a roça”. Contudo, viver da agricultura familiar foi uma escolha. “Produzimos 80 tipos de produtos, legumes, frutas e verduras. Em feiras de referência nacional, temos nossa qualidade atestada”, comemora.
A agricultora ainda reforça que a maior satisfação é ter entre a sua clientela, principalmente, família atípicas. “Quando uma criança me recebe com o dinheiro de pagar a cesta e os pais me contam que ela conta na escola que o tio do sítio plantou, não tem dinheiro que pague. ”
O Espaço Origens é uma realização do Faesp/Senar, que está na apresentação da Expo, pensado para dar visibilidade ao pequeno produtor da agricultura familiar.
“Temos dez pessoas voltadas para área de alimentação e outras dez na área de artesanato. O público tanto pode conhecer, como adquirir produtos vindos diretos do produtor”, conta a coordenadora regional Regilene Oliveira.
O público tem a oportunidade de conhecer o Espaço até o próximo domingo, dia 21, quando termina a primeira fase da Expo Rio Preto, dedica ao gado leiteiro. A segunda fase acontece de 28 de setembro a 5 de outubro com foco no gado de corte. A exposição tem entrada franca e estacionamento gratuito.
A EXPO Rio Preto
Realizada pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, a feira é apresentada pela Faesp/Senar, com patrocínio da Caixa Governo Federal e do Banestes, e correalização da Lovi do Brasil, de Novo Horizonte.
Além do foco no agronegócio e na valorização de pequenos e médios produtores, a EXPO aposta em uma programação diversa para toda a família. A entrada e o estacionamento são gratuitos durante todo o evento.
Reconhecida como a maior feira agropecuária do Noroeste Paulista e a terceira maior do Estado de São Paulo em número de animais, a EXPO Rio Preto se destaca também pela sua duração: 17 dias de atividades divididos em duas etapas: a etapa Leite (13 a 21/9) e a etapa Corte (28/9 a 5/10). A feira terá cerca de três mil animais em pista, entre bovinos, equinos e ovinos.
SERVIÇO
62ª EXPO Rio Preto
De 13 a 21/9 (etapa Leite)
De 28/9 a 5/10 (etapa Corte)
Local: Recinto de Exposição Alberto Bertelli Lucatto
Evento aberto ao público
Entrada e estacionamento gratuitos
www.riopreto.sp.gov.br/expo
