Ao lado do prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, anunciou 20 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foram anunciados para minimizar os problemas nas Unidades de Pronto de Atendimento (UPAS). O encontro ocorreu no gabinete de Edinho nesta quinta-feira, 6.
A partir de segunda-feira, 10, devem começar a funcionar 10 leitos de UTIs pediátricas e outros 10 para a UTI para pacientes adultos no Hospital de Base (HB). Edinho afirmou que o objetivo foi discutir o problema “agudo” da falta de leitos na região. O Diário do Rodrigo Lima, no seu perfil do Instagram, entrevistou ao vivo Edinho e Eleuses – clique aqui para assistir.
De acordo com o prefeito, serão criados outros 40 leitos de enfermaria no HB ou outra instituição. Ele disse que diretores do HB e da Santa Casa afirmou que as medidas deverão desafogar os atendimentos, principalmente, nas UPAS.
Eleuses afirmou que deve haver diálogo entre o governo do Estado e os municípios. Ele disse que emergencialmente, foi acatado pedido de Edinho para ampliar os leitos de UTI e de enfermaria.
“O HB está montando estrutura a partir de segunda-feira. Preocupação que o prefeito tem para ampliar os atendimentos”, afirmou Eleuses.
Recentemente, a demora na transferência de pacientes teve consequência a morte de uma idosa de 87 anos. Ela estava aguardando transferência para hospital na UPA Norte.
“Emergencialmente, o problema foi solucionado”, afirmou Eleuses.