Eleuses Paiva foi confirmado como secretário estadual de Saúde pela equipe de transição do governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), nesta quarta-feira, 23. Ex-vice-prefeito de Rio Preto, Eleuses se torna o principal representante do governo do Estado na região de Rio Preto.
“O Eleuses é uma pessoa de extrema confiança, tem um perfil técnico, a exemplo do que eu prometido para o secretariado do estado de São Paulo, e participou ativamente da construção do nosso Plano de Governo. Só tem a agregar ao nosso time em fazer a diferença em prol do estado de São Paulo”, disse Tarcísio.
Próximo do ex-ministro Gilberto Kassab, Eleuses foi considerado peça-chave na vitória de Tarcísio na vitória na eleição deste ano na região. Ele foi coordenador da campanha de Tarcísio e um dos organizadores do evento que reuniu cerca de 60 prefeitos que declararam apoio ao governador eleito durante encontro na cidade.
Eleuses, assumirá o cargo no dia 1º de janeiro de 2023. Ele também é ex-deputado federal. Cacique do PSD regional, ele passa a ganhar força, inclusive, na sucessão do prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB).
Em sua atuação profissional foi presidente da Associação Médica Brasileira, entre 1999 e 2005, e é especializado em Medicina Nuclear pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, ele é chefe de especialidade da Medicina Nuclear do Hospital Beneficência Portuguesa.
Perfil
Foi presidente da Associação Paulista de Medicina por dois mandatos (1995 a 1999) e também da Associação Médica Brasileira (AMB) por outros dois mandatos consecutivos, entre 1999 e 2005. Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIt), especializou-se em Medicina Nuclear pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). É professor assistente de imagenologia da FAMERP (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto). Como político, foi vice-prefeito de São José do Rio Preto, no interior paulista, e atuou como deputado federal em três oportunidades, duas como suplente e uma como titular eleito (entre 2011 e 2015).