O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), “liberou” o secretário para apoiar seus respectivos candidatos a deputado estadual e federal durante o processo eleitoral deste ano. Em entrevista exclusiva ao Diário do Rodrigo Lima, o emedebista só fez uma observação: é proibido o uso da máquina administrativa para favorecer qualquer que seja a candidatura.
“Todos podem tomar a sua posição. O que está proibido é o uso da máquina, que não é a favor de ninguém”, disse Edinho após evento realizado na prefeitura nesta semana.
O próprio prefeito não esconde o seu apoio pelo atual governador Rodrigo Garcia (PSDB), que desembarca nesta sexta-feira, 12, em Rio Preto para cumprir agenda. Ele irá vistoriar obras na cidade. Edinho faz a divulgação principalmente de publicações do tucano nas suas redes sociais em clara manifestação de apoio.
Apesar da liberação feita pelo prefeito, alguns secretários ainda não se decidiram em qual campanha vão embarcar. A secretária de Assistência Social, Helena Marangoni, disse que ainda não tem definido o seu apoio para os candidatos na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal.
O secretário de Habitação, Manoel Gonçalves, disse que vai apoiar o vereador Renato Pupo (PSDB) para uma cadeira na Assembleia, Manoel, que é o presidente local do PSDB, ainda não definiu apoio para federal. Mas, deve ser alguém do campo político de Rodrigo.
O secretário de Esportes, Fábio Marcondes, participou de evento que praticamente selou a dobradinha entre o deputado federal Luiz Carlos Motta (PL) e o ex-prefeito Valdomiro Lopes (PSB) na cidade. Valdomiro que pretende disputar a Prefeitura de Rio Preto na eleição de 2024, provavelmente, contra uma candidatura defendida por Edinho.
O secretário de Serviços Gerais, Ulisses Ramalho, que é o presidente do Patriota na cidade, disse que não pode vestir “uma só camisa” de candidato,. Ele afirma que todos os candidatos da legenda tem seu apoio na eleição de outubro. Em relação ao posicionamento do prefeito Edinho, ele disse que a orientação sobre as restrições do prefeito Edinho são “normais” durante o período eleitoral.
Entre os nomes do Patriota para disputar a eleição estão os médicos Renato Silva (federal) e Renan Marino (estadual). O líder comunitário Cícero Araújo também disputa uma cadeira na Assembleia pela sigla.
atualizado às 18h30