O presidente da Empresa Municipal de Construções Populares (Emcop), Pedro Nimer, afirmou que a Prefeitura de Rio Preto aguarda a inclusão da cidade no programa “Minha Casa Minha Vida” do governo federal. Durante a gravação do Podcast Diário do Rodrigo Lima, Nimer afirmou que o município tem potencial para construir até 1,5 mil unidades habitacionais.
O presidente da Emcop disse que o déficit habitacional em Rio Preto, historicamente, é de 15 mil imóveis. Por isso, ele destacou durante a gravação a iniciativa do prefeito Edinho Araújo (MDB) em se reunir com o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, e com o deputado federal Baleia Rossi (MDB), em Brasília.
De acordo com Nimer, o prefeito pediu a retomada do programa Minha Casa Minha Vida. O deputado estadual Itamar Borges, pré-candidato a prefeito do MDB, na eleição de 2024, também participou do encontro ocorrido em Brasília no mês de março deste ano.
Nimer, que é vice-presidente do MDB, confirmou que o partido aposta todas as suas fichas em Itamar como o nome ideal para suceder Edinho à frente da Prefeitura no próximo ano. “Rio Preto não pode ser administrada por qualquer pessoa. Não podemos retroceder”, disse Nimer.
Ele destacou ainda a realização de campanha de filiação da legenda na próxima quinta-feira, 24. “Pretendemos filiar 150 pessoas”, afirmou.
Nimer já adiantou que não tem eleição fácil. “É uma eleição de dois turnos. Será uma disputa pesada, mas creio que o Itamar estará no 2º turno”, afirmou o dirigente do MDB local.
Durante o Podcast, o representantes da Emcop falou ainda sobre os projetos desenvolvidos pela pasta. Ele citou, por exemplo, o desfavelamento do bairro João Paulo II.
Nimer também tem um pé na política interna do Clube Monte Líbano. Ele afirma que a administração da entidade deve visar os interesses dos associados.
Sem citar nomes, ele evitou criticar a gestão atual. “Não tenho nada contra a atual diretoria”, afirmou Nimer ao dizer que não é preciso ressaltar feitos “menosprezando administrações anteriores”.
Dia nacional
Em 21 de agosto, é comemorado o Dia Nacional da Habitação. A data foi criada em 1964, em homenagem à aprovação da Lei do Sistema Financeiro de Habitação e da criação do Banco Nacional da Habitação (BNH). No Brasil, a política federal de habitação é executada por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida.
A iniciativa busca facilitar o acesso da população, sobretudo a de baixa renda, à casa própria, além de reduzir o déficit habitacional no País. São priorizadas as famílias em situação de risco e vulnerabilidade, as comandadas por mulheres e as integradas por pessoas com deficiência, idosos, crianças e adolescentes.