Donald Trump é eleito presidente e voltará à casa Branca em 2025

Rodrigo Lima
Donaldo Trump vence eleição norte-americana/imagem – reprodução

A Associated Press projetou a vitória, nas urnas, de Donald Trump na disputa pela presidência dos Estados Unidos com a vice-presidente do país, Kamala Harris. Confirmado o resultado, ele retornará à Casa Branca em 2025. A Fox News já havia projetado o triunfo do republicano.

O resultado marca a primeira vez que um presidente americano obtém dois mandatos não consecutivos desde o final do século 19. Em 2020, Trump foi derrotado pelo atual presidente, Joe Biden, após uma gestão que terminou marcada pela pandemia da Covid-19. Trump respondeu a dois processos de impeachment – por abuso de poder e obstrução do Congresso em 2019 e pela tentativa de invasão do Capitólio em 2021.

Durante a campanha, Trump se consolidou como favorito na disputa com Biden, que teve sucessivos desgastes com declarações ruins. Semanas depois, o republicano foi alvo de uma tentativa de assassinato durante um comício na Pensilvânia. O ex-presidente foi baleado na orelha, mas se levantou e jogou o punho para o ar, em uma imagem que circulou nas redes sociais e foi amplamente celebrada pelos apoiadores. Em setembro, Trump enfrentaria uma nova tentativa de atentado.

Com a desistência de Biden na disputa, Kamala liderou pesquisas de intenção de voto, sobretudo após o debate em que foi considerada vencedora, em setembro. Na reta final, contudo, as sondagens apontaram o acirramento da disputa americana.

Aos 78 anos, Trump será a pessoa mais velha a assumir a presidência dos Estados Unidos. Nascido no Queen’s, em Nova York, o empresário fez carreira no mercado imobiliário, como herdeiro do desenvolvedor Fred Trump. É casado com Melania Trump, com quem teve um filho. Também tem outros quatro filhos adultos de dois casamentos anteriores.

Trump será o primeiro presidente dos Estados Unidos a ter sido condenado criminalmente, pois foi considerado culpado por um Tribunal de Nova York, em maio, de 34 acusações relacionadas a pagamentos feitos para uma ex-atriz pornô se silenciar sobre o relacionamento.

Deixe um comentário