A Prefeitura de Rio Preto está nos preparativos finais para realização do tradicional desfile em comemoração à Independência do Brasil, nesta quinta-feira, dia 7. Cerca de 2,4 mil pessoas, entre civis e militares, desfilarão pela avenida Bady Bassitt a partir das 8 horas. Além de 12 corporações militares, a celebração reunirá 26 instituições civis, entre escolas, OSCs (Organização da Sociedade Civil) e instituições filantrópicas.
O trecho da apresentação acontecerá no mesmo espaço realizado no ano anterior, entre as ruas Lázaro Camargo Enke e Cila. O tema sugerido para as instituições apresentarem é “A natureza do Brincar”, assunto que ganhou destaque após a pandemia de Covid-19 quando as crianças passaram longos períodos em casa, com espaços restritos para desenvolver brincadeiras. O tema também faz referência à Lei Municipal 14.408, aprovada em 31 de maio deste ano, que institui o Dia Municipal do Brincar em todas as esferas do município.
“Trazer para o desfile o tema “brincar é natural” tem como objetivo falar sobre o direito da criança e que qualquer pessoa pode proporcionar. As brincadeiras contribuem para o desenvolvimento emocional, social e criativo de todos eles, por isso é tão importante que este hábito não se perca entre a rotina das famílias”, diz a secretária de Educação, Fabiana Zanquetta.
Um dos pelotões mais esperados pelo público são as fanfarras e, neste ano, além da Banda da Polícia Militar, o evento terá a participação de outras fanfarras da cidade: Apae, Colégio Cívico-Militar, Instituto Amaa, Corporação Musical Fayga, Clube dos Desbravadores da IASD e a Bateria Psicoteria do Ibilce / Unesp.
“Este é um momento tradicional, que durante dois anos ficou suspenso devido à pandemia, mas que ano passado foi retomado e neste ano se firma no calendário de festividades. Esperamos que as famílias prestigiem o evento”, afirma o prefeito Edinho Araújo.
Interdição
A avenida Bady Bassitt será interditada nesta quinta-feira para a realização do desfile. O bloqueio será feito das 7h às 12h, em um trecho de aproximadamente um quilômetro, entre as ruas José Francisco Vitorel e Cila.
O fluxo de veículos será interrompido nas duas pistas da avenida e também nas vias de acesso ao trecho, como Bonfá Natale, Piracicaba, Cap. Francisco de Paula Lisboa, Luís Vaz de Camões e Rio Preto.
Movimento rodovia
A estimativa é que mais de 150 mil veículos trafeguem pela BR-153 entre até domingo, 10. O Centro de Controle de Operações (CCO) da Concessionária prevê maior movimento na saída para o feriado, na quarta-feira (06), com mais de 35 mil veículos.
A Triunfo Transbrasiliana orienta aos motoristas que não consumam bebida alcoólica e dirijam, não utilizem celular ao volante, verifiquem as condições do veículo antes de pegar a estrada e sempre chequem os equipamentos de segurança. Em caso de necessidade de socorro médico ou mecânico, os usuários devem acionar a Central de Atendimento 0800 72 30 153. O serviço funciona 24h.