O presidente do Republicanos de Rio Preto, Diego Polachini, anunciou que a legenda seguirá no palanque do pré-candidato a prefeito do MDB em Rio Preto, deputado estadual Itamar Borges. Ele se reuniu em São Paulo com o presidente estadual da legenda, Roberto Carneiro, e com o presidente nacional da sigla, Marcos Pereira, para debater a retirada do apoio ao emedebista.
O princípio de crise na aliança entre Republicanos e Itamar foi motivado pela indicação do médico José Luis Crivellin como vice-prefeito na chapa do emedebista. O acordo foi costurado em São Paulo pelos caciques do PSD, os secretários estaduais de Saúde, Eleuses Paiva, e de Governo, Gilberto Kassab.
Polachini emitiu a seguinte nota nesta quinta-feira, 1º. “Após avaliação das executivas nacional, estadual e municipal do Republicanos, decidiu-se que o partido manterá o apoio à candidatura do deputado estadual Itamar Borges (MDB) a prefeito de Rio Preto em respeito à Convenção Municipal já realizada no dia 21/7”, consta na nota.