Viva a vida! Foi com essa mensagem que crianças transplantadas do coração no Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto participaram de café da manhã nesta segunda-feira, 22. Foi o primeiro encontro entre os pequenos pacientes, familiares e médicos da CardioPedBrasil.
No total, já foram realizados 12 transplantes de coração pediátricos desde 16 de fevereiro de 2010. Desse total, oito pacientes estão vivos e sete participaram do encontro que foi emocionante.
“Esse encontro é para comemorarmos a vida”, disse o médico Ulisses Croti, que foi abraçado pelas crianças que transplantou. Ele relembrou que teve um dia que realizou dois transplantes (clique aqui para ver esse reencontro).
“Momento muito feliz. Não vejo mais as crianças após fazer os transplantes. Fico emocionado e feliz quando as vejo”, afirmou o cirurgião.
Croti fala sobre o novo desafio de construir no complexo da Funfarme o primeiro Hospital de Coração da Criança. O cirurgião tem a missão de ir até os hospitais fazer a captação do órgão para os transplantes.
De acordo com o médico, após a retirada do coração, a equipe tem prazo de quatro horas para a realização do transplante. Por isso, o transporte é feito pelo helicóptero Águia da Polícia Militar e aeronaves do Governo do Estado.