A secretária estadual de Esportes, Coronel Helena, confirmou ser “natural” o seu nome para disputar a Prefeitura de Rio Preto na eleição de 2024. Em gravação do Podcast Diário do Rodrigo Lima neste sábado, 11, ela afirmou ainda que possui o compromisso do apoio do governador Tarcísio de Freitas, que é do seu partido, na batalha eleitoral pela Prefeitura no próximo ano.
“Eu sou o nome natural para disputar a Prefeitura de Rio Preto”, afirmou Helena ao dizer da sua relação com a cidade. “Queremos fazer uma gestão no futuro na cidade”, disse a secretária ao dizer ainda: “vou ter um apoio fundamental da gestão estadual”.
Com mais de 53 mil votos na eleição do ano passado, ela é a primeira suplente do partido na Assembleia Legislativa. Ela fala ainda sobre a possibilidade de aliança com o PL, que é comandado pelo deputado federal Luiz Carlos Motta na cidade. O secretário municipal de Esportes, Fábio Marcondes (PL), é cogitado para ser o candidato a vice de Helena na disputa eleitoral de 2024.
O PL busca ampliar o leque de alianças em torno de Helena na sucessão do prefeito Edinho Araújo (MDB). Nesta sexta-feira, Marcondes e Motta se reuniram com o cacique do PSD na região de Rio Preto, Eleuses Paiva, que é secretário estadual de Saúde. “O PL tem o mesmo alinhamento do Republicanos. E é da base do governador Tarcísio na Assembleia Legislativa. Mas está tudo prematuro e estou muito focada em ser secretária de Esportes”, afirmou Helena ao dizer que caberá ao presidente do Republicanos de Rio Preto, Diego Polachini, fazer a articulação política de sua pré-candidatura a prefeita.
Eleuses e Helena formam o que o governador denominou como sendo a “República de Rio Preto” dentro do governo de São Paulo. Durante o Podcast, Helena falou ainda sobre a aproximação de integrantes da atual gestão, como o assessor especial Danilo Campetti (Republicanos), que é segundo suplente por vaga na Assembleia Legislativa. Ou seja, em uma eventual vitória de Helena pela Prefeitura, Campetti poderá assumir a cadeira como deputado estadual.