Começam as tratativas para implantação da Universidade Federal

Rodrigo Lima
Prefeito Edinho recebeu membros da UFSCar e autoridades para apresentação e diálogos que definirão processos para definição de cursos e local para construção da sede/imagem – Fabrício Spatti

O Prefeito Edinho Araújo recebeu na tarde desta segunda-feira, dia 11/11, a reitora da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), Prof.ª Dr.ª Ana Beatriz de Oliveira, para dar início às tratativas de implantação do campus da Universidade Federal conforme anunciado no primeiro semestre deste ano.

Esta foi a primeira reunião de uma série de rodadas que acontecerão ao longo dos próximos meses que envolverão ainda secretarias municipais, setor empresarial, organizações sociais, representantes da sociedade civil para que sejam levantados dados e informações que servirão para formações de câmaras segmentadas e realização de audiências públicas tanto em Rio Preto quanto na Ufscar.

Através deste diálogo serão definidos os cursos que atendem as necessidades da região. “Este é o início de um processo em que serão estabelecidas as bases da negociação para que o Conselho Universitário da Ufscar possa decidir pela expansão da universidade em Rio Preto”, disse a reitora Ana Beatriz.

O Prefeito Edinho definiu a reunião como histórica e mais um marco para a gestão. “Em 2014 apresentei um projeto enquanto deputado federal (Projeto de Lei nº 7118/2014) para a criação de uma Universidade Federal para o noroeste paulista. É gratificante dar início ao processo de oficialização para a implantação deste campus tendo a Ufscar à frente”, disse.

Um dos assuntos já discutidos neste primeiro encontro foi sobre a área onde a Universidade será construída. A Prefeitura ofereceu uma área na região do antigo IPA, onde poderá ser construída a sede definitiva da instituição. Porém, até que seja aprovado e construído, as aulas poderão acontecer de forma provisória nas instalações do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), localizado no Jardim Congonhas.

Todas as tratativas negociadas dependem ainda da aprovação do Conselho Universitário da Ufscar, que fará toda análise das propostas.

O vereador João Paulo Rillo, que participou da reunião representando o Poder Legislativo, disse que foi um diálogo produtivo e fundamental para a realização do sonho da implantação de uma universidade federal na cidade.

Também esteve presente Ricardo Nonato, membro da Comissão de Transição e representante do Prefeito eleito para a próxima gestão. “É fundamental para a cidade que tenhamos conhecimento das ações iniciadas para que possamos dar continuidade em benefício da nossa população”, afirmou.

Também participaram da reunião o Prof. Dr. Danilo Giroldo, reitor da Universidade Federal do Rio Grande (UFRG), Prof.ª Dr.ª Luciana Márcia Gonçalves, secretária de gestão do Espaço Físico da UFSCar, o vice-prefeito Orlando Bolçone, o chefe de gabinete Zeca Moreira, os secretários Willian Meque (Planejamento), Fabiana Zanquetta (Educação), Jair Moretti (Governo) e Luís Fernando China (Comunicação).

Deixe um comentário