O sonho do pré-candidato a prefeito pelo PL em Rio Preto, Coronel Fabio Candido, pode não acontecer. Considerado o principal trunfo do comandante da Polícia Militar na região para alavancar a sua pré-candidatura ainda neste mês, o ex-presidente Jair Bolsonaro dificilmente irá desembarcar na cidade como “presente” para os bolsonaristas e para Candido na próxima terça-feira, 19, aniversário de Rio Preto.
Eventualmente, sem poder contar com o ex-presidente na inauguração da sede do 9º Baep, a expectativa de Candido e do seu vice, o secretário municipal de Esportes, Fábio Marcondes (PL), seria se contentar com o Plano “B”. Ou seja, a presença do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL).
A expectativa é de que na comitiva bolsonarista esteja ainda o ex-secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, que deixou o cargo para ajudar na aprovação da sua proposta que prevê o fim da “saidinha” de presos em datas especiais. Derrite reassumiu o seu mandato de deputado federal durante a tramitação do projeto que retornou do Senado após ser aprovado.
Expectativa
A expectativa do grupo de direita na cidade é de que o governador Tarcísio Gomes de Freitas possa participar também da inauguração da sede do 9º Baep, que já está em funcionamento. Ele, no entanto, tem reiterado que permanece no Republicanos, partido da pré-candidata a prefeita Coronel Helena dos Santos Reis, que é secretária estadual de Esportes, e também deve estar presente no ato no município.
Com a ausência de Bolsonaro e eventual presença de Tarcísio, se abre uma brecha para que os deputados estaduais Valdomiro Lopes (PSB) e Itamar Borges (MDB) também participarem do evento no município. Os dois também são pré-candidatos a prefeito na eleição de outubro.
Outros eventos estão sendo organizados na cidade no dia 19, como a Marcha para Jesus, que prevê caminhada da “curva da galinha” até o Reconto de Exposições.