Com 33 medalhas, Rio Preto fecha os jogos na 5ª colocação dos Jogos Abertos

Rodrigo Lima
Prefeito Edinho, a secretária estadual de Esportes, Coronel Helena e o secretário municipal de Esportes, Fábio Marcondes, participaram da entrega da premiação do vôlei feminino no encerramento dos Jogos Abertos em Rio Preto/imagem – Bob Nunes

Rio Preto conquistou mais cinco medalhas no último dia de competições e subiu três posições na classificação geral dos Jogos Abertos 2023. Com isso, a delegação local saltou do oitavo para o quinto lugar e fechou sua participação com 113 pontos, ultrapassando Praia Grande, São Bernardo do Campo e Araraquara.

Foram três medalhas de prata, uma de ouro e uma de bronze. O ouro veio na modalidade damas masculino até 21 anos e, no feminino, uma das medalhas de prata. As outras três premiações vieram no badminton masculino, com uma prata no torneio de duplas e outra no individual até 21 anos. Do feminino individual até 21 anos, veio o bronze.

Medalhas

Com as conquistas deste sábado, 14, último dia de confrontos, Rio Preto fechou a competição com 33 medalhas – sendo 8 de ouro, 15 de prata e 10 de bronze.

Confira a classificação final com as pontuações de todas as delegações

A jornada

A galeria de medalhas rio-pretenses da edição 2023 dos jogos começou a ser montada na sexta-feira da semana passada, dia 6 de outubro, com duas medalhas de prata – uma nos 5 mil metros rasos feminino e a outra no lançamento feminino de dardo.

No sábado, dia 7, foi a vez do vôlei de praia feminino, logo pela manhã, levar a medalha de prata e, à tarde, o judô masculino garantiu mais uma prateada.

O domingo, 8 de outubro, foi o dia em que Rio Preto mais subiu ao pódio durante os jogos – oito vezes, no total –, e foi ainda a data da conquista das primeiras medalhas de ouro da competição – que vieram, em dose dupla, na capoeira, modalidade que levou também uma medalha de prata no individual.

No mesmo dia, foram conquistadas ainda três medalhas no supino feminino (duas de prata e uma de bronze). No atletismo, uma de prata nos 10 mil metros rasos feminino e uma de bronze no masculino.

Na segunda-feira, 9, quem brilhou foram os atletas do xadrez e do supino masculino. Nos tabuleiros, Rio Preto levou duas medalhas de prata – uma no masculino e a outra no feminino por equipes – e, no supino, foram dois bronzes e mais um ouro.

No dia seguinte, a delegação dona da casa faturou mais dois ouros. O primeiro, logo pela manhã, veio no tênis de campo até 21 anos masculino. À tarde, a premiação máxima veio no boxe individual até 63,5kg. O dia fechou com mais uma medalha: um bronze no karatê feminino por equipe, modalidade kata.

A quarta-feira, 11, foi o dia do taekwondo. Os atletas rio-pretenses da modalidade comemoraram dois ouros no feminino, além de uma prata e um bronze no masculino. E esse ritmo de conquistas se estendeu na modalidade até o feriado do dia 12, quinta-feira, quando a cidade ganhou mais duas pratas por equipe – uma para o masculino e a outra para a elite do feminino.

Na sexta-feira, 13, ainda pela manhã, Rio Preto conquistou uma medalha de bronze no badminton masculino por equipe, modalidade esportiva que somaria mais duas de prata e uma de bronze no dia seguinte, sábado, 14, sendo uma para duplas no masculino e a outra para o individual masculino, ambas para atletas até 21 anos. Fecharam a conta, também no sábado, uma medalha de ouro e outra de prata na disputa de damas até 21 anos, sendo conquistadas pelo masculino e pelo feminino respectivamente.

Pontuação

Na classificação geral, Rio Preto terminou em quinto lugar, com 113 pontos, ultrapassando, no último dia, Araraquara, Praia Grande e São Bernardo do Campo. São José dos Campos foi a grande campeã, com 262 pontos, seguido por Santos (240 pontos) e São Caetano do Sul (214 pontos). O quarto lugar ficou com Pindamonhangaba, que somou 134,5 pontos.

Nova sede

Durante a cerimônia de encerramento dos jogos – realizada logo após o time feminino de Sorocaba vencer São Caetano do Sul no vôlei de quadra feminino, no Centro Regional de Eventos, e ficar com o ouro da modalidade – foi anunciada a cidade que receberá os jogos no ano que vem. A escolhida foi Presidente Prudente.

Os jogos

Maior competição poliesportiva da América Latina, a 85ª edição dos Jogos Abertos do Interior ‘Horácio Baby Barioni’, que acontece de 2 a 14 de outubro em São José do Rio Preto, deve reunir um seleto grupo de estrelas em meio aos cerca de 8 mil atletas, além de revelar inúmeros talentos no esporte.

A edição de número 85 dos Jogos Abertos irá reunir 188 cidades paulistas e deve envolver mais de 8 mil competidores. Serão 28 modalidades disputadas: atletismo, badminton, basquetebol, basquetebol 3×3, biribol, bocha, boxe, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, kickboxing, malha, natação, supino, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, wrestling e xadrez.

A competição é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Esportes e Lazer, em parceria com a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.

Deixe um comentário