Chuva causa alagamentos em diversos pontos de Rio Preto; em cerca de uma hora choveu 41 milímetros

Rodrigo Lima
Corpo de Bombeiros foi até a região da Represa Municipal para ajudar motoristas no local/imagem – reprodução

O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), acionou a equipe de zeladoria da Prefeitura após a chuva que atingiu a cidade neste sábado, 18. De acordo com o Executivo, foram registrados 41 milímetros em pouco mais de uma hora. “Nossas equipes já estão realizando ações emergenciais para sanar toda e qualquer intercorrência ocasionada pelas chuvas. Visitamos praticamente toda a cidade, inclusive o Parque da Liberdade, um dos mais atingidos”, disse o prefeito.

Edinho afirmou ainda que “a equipe da Defesa Civil está atendendo um chamado de queda de muro, dando todo suporte ao morador e avaliando o caso”. De acordo com o coronel Carlos Lamin, da Defesa Civil, “a pressão da água derrubou o muro do fundo de uma casa que faz divisa com uma propriedade rural. A casa foi invadida por água e lama”. A equipe da pasta fez um desvio na estrutura do imóvel, direcionando a água para a garagem. Ninguém se feriu.

Vejas vídeo no Canal Diário do Rodrigo Lima no YouTube ou no Instagram do vertedouro da Represa Municipal no final da tarde deste sábado.

Alagamentos

A chuva provocou diversos pontos de alagamentos e fez a Represa Municipal transbordar em vários locais da baixada do rio Preto. O trânsito ficou complicado nas imediações da avenida Philadelpho Gouvêa Neto, próximo ao Terminal Urbano, no final da avenida Murchid Homsi próximo ao Ginásio Natalone e em trechos da avenida Lino Seixas.

Bastaram poucos minutos de temporal, por volta das 17h, para que o volume de chuva chegasse a 41 milímetros na região do Aeroporto e a 23 milímetros no Eldorado. O vertedouro da Represa, ao lado da ETA Palácio das Águas, ficou quase que completamente encoberto, nivelando os espelhos a montante e a jusante do Lago 1, mas não houve danos na estrutura do local.

As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Gerais e da Defesa Civil, que estão de plantão neste final de semana, começaram a fazer o levantamento já durante a chuva. Até o começo da noite, não tinha sido constatada a queda de árvores. No balanço preliminar, não houve registro de intercorrências consideradas graves no município. Os pontos de alagamento foram diminuindo rapidamente por conta do sistema de drenagem pluvial existente em toda a cidade.

A Defesa Civil orienta os munícipes e visitantes que redobrem a atenção, já que a chuva deve persistir ao longo deste sábado e madrugada de domingo.

Deixe um comentário