O presidente Jair Bolsonaro (PL) vai viajar para Miami, nos Estados Unidos, entre os dias 1º a 30 de janeiro de 2023, conforme portaria publicada na edição de desta sexta-feira do Diário Oficial da União.
O documento é assinado pelo secretário- executivo da Secretaria-Geral da Presidência, Mário Fernandes, e diz respeito ao afastamento dos servidores que vão fazer a segurança pessoal de Bolsonaro na viagem.
Bolsonaro é mencionado como “futuro ex- presidente da República” na portaria. O secretário autoriza o afastamento do país dos servidores nomeados para acompanhar Bolsonaro.
“Para realizar o assessoramento, a segurança e o apoio pessoal do futuro ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro, em Agenda Internacional a realizar-se em Miami/Estados Unidos da América, no período de 1º a 30 de janeiro de 2023, incluído o período de deslocamento, com ônus”, o documento é assinado pelo secretário-executivo Mario Fernandes em despacho no Diário Oficial.
Na última quarta-feira (28), uma equipe responsável por preparar a chegada de Bolsonaro já havia desembarcado nos Estados Unidos. Desta forma, Bolsonaro confirma que não estará presente na posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e não deve dar prosseguimento à tradição de repassar a faixa presidencial durante solenidade de posse em Brasília. Não se sabe quem fará isso ainda.